Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

13 anos, 13 templates

04.09.08 | Pedro

Achámos que uma forma porreira de assinalar o 13º aniversário do SAPO seria lançar, no mesmo dia, 13 novos templates. E aqui estão eles, uns mais simples e funcionais, outros mais temáticos e elaborados (até temos um template que muda ao longo do dia), sendo que tentámos incluir algumas das coisas que nos têm pedido ao longo do tempo.

 

Abaixo segue uma pequena apresentação de cada um dos 13 novos templates.

 

 

Não vamos ficar por aqui. Já começámos a trabalhar na próxima fornada de templates e, como sempre, o vosso feedback é importante. Deixem as vossas ideias e sugestões para os próximos templates nos comentários :-)

 

Mínimo

 

 

O nome diz tudo. A ideia era criar uma sequela ao velhinho Simplesmente Branco, com algumas alterações ao nível da assinatura e do título.

 

 

Leituras

 

 

Um template pensado para quem gosta de se perder nas suas leituras. Como não nos conseguimos decidir relativamente às cores a utilizar, optámos por disponibilizar várias versões do mesmo template em amarelo, azul, rosa e verde (além de uma versão com a coluna alinhada à esquerda). Basta fazer a troca das imagens na Personalização Intermédia, no separador Imagens.

 

 

Moldura

 

 

Este template inclui uma das coisas mais pedidas por vocês: um menu! Os links podem ser alterados na Personalização Intermédia (no separador Componentes) e funciona através de tags.

 

Por exemplo, se quiserem ter um menu no blog que aponte para uma página "sobre este blog", basta criar um post com a tag sobre este blog e ir à Personalização Intermédia mudar as opções do menu.

 

Por último, o template tem um cabeçalho com um efeito de opacidade. Por outras palavras, podem colocar qualquer fotografia no cabeçalho e o título e a descrição continuam legíveis sobre a fotografia. Nota: o efeito não funciona tão bem no Internet Explorer 6.

 

Vamos disponibilizar o cabeçalho pré-definido, noutras cores além do verde, no blog Templates.

 

 

Cantos Arredondados

 

 

Este é resultado de outro pedido frequente aqui no Blog dos Blogs: cantos arredondados! Pediram-nos, agora aí têm :-)

 

 

SMS

 

 

Parcialmente inspirado no Twitter, este template coloca a fotografia do autor ao lado de cada post. O efeito é mais engraçado em blogs colectivos, mas também funciona em blogs individuais. A fotografia que o template vai buscar é a imagem que têm no vosso Perfil. Podem substituí-la a qualquer momento, ou retirá-la, se quiserem usar o template sem a fotografia.

 

Podem ainda remover ou substituir (caso prefiram mudar as cores todas) o pequeno triângulo que liga a fotografia do autor ao respectivo post. Encontram essa opção, como sempre, na Personalização Intermédia.

 

A versão 2.0 deste template não tem coluna lateral. A ideia era só disponibilizar esta versão, mas achámos que isso era capaz de ser demasiado ousado para quem gosta de ter o seu calendário, lista de links, etc.

 

Na versão 2.0, ainda é possível usar os componentes da Personalização Intermédia para colocar scripts, contadores e texto.

 

 

O blog e a cidade

 

 

Este template vai mudando automaticamente ao longo do dia, de maneira a reflectir as várias fases do dia na cidade, do nascer ao pôr do Sol.

 

Podem mudar a imagem de perfil no cabeçalho indo à Personalização Intermédia, ao separador Imagens. As dimensões ideais da imagem são 100px por 100px (caso contrário, fica colada ao título e à descrição).

 

É possível alterar as imagens e cores que mudam ao longo do dia num separador novo da Personalização Intermédia, criado especialmente para o efeito, chamado "Horas". Assim, ao invés do template ir mudando com as imagens pré-definidas, podem fazer com que este vá alternando imagens fornecidas por vocês.

 

Terra Firma 

 

 

 

The Burnt Design

 

 

 

Chic

 

 

Integrámos três templates open source, que já podem ter visto a ser utilizados noutros blogs. Os três escolhidos foram o Terrafirma 1.0, The Burnt Design e o Chic. O Chic também conta com um menu que pode ser personalizado. A fotografia no cabeçalho é da Sara.

 

 

Notas Soltas

 

 

Outra variação sobre o Simplesmente Branco.

 

 

Roupa na corda

 

 

Uma variação temática do Notas Soltas, cujo elemento principal é uma excelente fotografia do Ramperto.

 

 

Próxima Estação

 

 

Um template inspirado na rede de metro de Lisboa. Já imaginaram como seria ouvir algumas destas estações serem anunciadas nos altifalantes do Metro?

 

Definir os nomes das estações foi um desafio só por si, pelo que achámos que seria fixe dar-vos a possibilidade de personalizarem a rede do metro com as vossas próprias ideias. Disponibilizamos aqui o ficheiro Photoshop da imagem de cabeçalho, para quem quiser criar a sua própria rede do metro.

 

Em alternativa, podem enviar-nos as vossas ideias (organizadas pelas várias linhas de metro) para sugestoes.blogs@mail.sapo.pt. Prometemos disponibilizar no blog Templates alguns dos cabeçalhos feitos com as melhores sugestões.

 

Por fim, fartámo-nos de testar estes templates, mas é sempre possível que algo nos tenha escapado. Podem chamar-nos à atenção para erros ou problemas nos comentários.

 

Nota: os templates Notas Soltas, Roupa na Corda e Moldura tiram partido de imagens transparentes que não são inteiramente suportadas pelo Internet Explorer 6. Se utilizam este navegador, recomendamos que façam a actualização para a versão mais recente do Internet Explorer, cujo download é livre e gratuito. Em alternativa, o Firefox é sempre uma boa opção.

 

O nosso obrigado à Sara e ao Ramperto por nos deixarem usar as suas fotografias.

192 comentários

Comentar post

Pág. 1/11