Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Blogs

Recomendações para lidar com comentários indesejáveis

por Pedro, em 17.07.08

Se recebeu um ou mais comentários indesejáveis no seu blog, existem algumas coisas que pode fazer para evitar novas chatices.

 

1- Ative a moderação de comentários

 

A nossa primeira recomendação para quem tem ou quer evitar problemas nos comentários é ativar a moderação de comentários.

Deste modo, pode decidir o que é publicado ou não nos comentários do seu blog. A moderação pode ser ativada apenas para comentários anónimos, sem qualquer inconveniente para os seus leitores identificados (pelo menos, com conta no SAPO).

 

A moderação significa que nenhum comentário é publicado no blog sem antes ser aprovado ou rejeitado pelo autor do blog.

 

Pode reduzir o inconveniente desta opção para os seus leitores, definindo a quem é que a moderação é aplicada:

 

- só anónimos: a moderação é aplicada apenas a pessoas que não se autentiquem no SAPO;

- só utilizadores que não sigo: com esta opção assinalada, apenas os comentários de pessoas que não segue nos Blogs do SAPO são moderados;

- todos: todos os comentários são moderados.

 

Para escolher qualquer uma destas opções, dirija-se a Definições e depois Comentários. Receberá uma notificação por e-mail sempre que tiver comentários para moderar.

 

2- Defina quem pode comentar o seu blog

 

A moderação dos comentários é útil na maioria dos casos, mas se não tem tempo para moderar comentários, ou não quer ter de lidar com comentários indesejáveis, pode definir quem está autorizado a deixar comentários no seu blog:

 

- apenas pessoas identificadas como utilizadores do SAPO: pessoas que tenham criado uma conta no SAPO;

- só de utilizadores que sigo: pessoas com conta no SAPO e cujo perfil segue;

- ninguém: em último recurso, pode sempre fechar os comentários.

 

Se ativar as duas primeiras opções, pessoas sem contas no SAPO não poderão deixar comentários no seu blog.

 

Para escolher uma destas opções, dirija-se a Definições e depois Comentários.

 

 

3- Grave o IP de quem deixa comentários no seu blog

 

Para ativar a gravação do IP, dirija-se ao menu Definições, à página Comentários e defina Sempre em Gravar IP.

 

Esta opção, uma vez ativa, grava o IP de todas as pessoas que deixam comentários no seu blog. Pode consultar o IP dos seus comentadores na área de gestão do seu blog (em Gestão, na página Comentários). Em última circunstância, o IP pode servir para identificar o computador utilizado para deixar um comentário.

 

Os Blogs do SAPO não têm como identificar pessoas ou computadores a partir de um IP, mas o IP pode ser utilizado por um tribunal ou autoridade competente para chegar a essa informação.

 

Se ativar esta opção, os seus leitores passam a ver uma mensagem junto ao formulário do comentário, a informá-los de que o seu IP será registado ao publicarem o comentário.

 

Bloquear um leitor por IP

 

Alguns utilizadores já nos perguntaram se é possível bloquear um visitante por IP, e a resposta é não, por dois motivos:

1) em Portugal os IPs são dinâmicos, o que significa que quando nos ligamos à internet, pode ser-nos atribuído qualquer IP - pode ser o mesmo IP que tivemos da última vez ou pode ser outro qualquer. Ou seja, mesmo que fosse possível bloquear um IP, bastaria ao utilizador banido desligar-se da internet e voltar a ligar-se para ter um IP diferente que lhe permitisse aceder ao blog e deixar um novo comentário.

2) além da razão acima, existiria ainda o grande inconveniente de ter bloqueado um IP que pode ser usado por mais leitores, que assim ficariam  impedidos de visitar e/ou comentar o seu blog.

48 comentários

Comentar post