Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Como posso evitar que o conteúdo do meu blog seja copiado?

24.11.08 | Pedro

É uma preocupação legítima, evitar que os nossos conteúdos (tratem-se de imagens ou textos) sejam copiados. Infelizmente, não existe uma forma absoluta de impedir a cópia dos conteúdos numa página.

 

Existem alguns scripts que bloqueiam a função "Copiar" e/ou o clique com o botão direito do rato sobre a página, mas estes scripts, além de serem fáceis de contornar, causam sérios transtornos àqueles que apreciam visitar, ler e comentar o seu blog.

 

Alguns scripts externos, que não são feitos de propósito para os nossos blogs, interferem com os campos de texto na página do blog, impedindo em alguns casos que os visitantes consigam sequer publicar comentários. Mesmo que consiga comentar o seu próprio blog usando um destes scripts, lembre-se que nem todos os seus leitores visitam o seu blog usando o mesmo navegador. O que pode funcionar num navegador, pode não funcionar noutro.

 

Ou seja, o inconveniente causado por alguns destes scripts é maior junto dos leitores do seu blog do que daqueles que pretendem apenas apropriar-se dos seus conteúdos - e que, sem muita dificuldade, conseguem sempre dar a volta a esses scripts.

Se um leitor quiser citar o seu blog, com a devida atribuição, ou enviar por e-mail algo escrito por si a um amigo, fica impedido de o fazer.

 

Como tal, desaconselhamos fortemente a instalação de scripts ou widgets que desabilitem funções do teclado ou rato dos visitantes das páginas.

 

A nossa recomendação: coloque uma chamada de atenção na coluna lateral ou no fundo da página do seu blog, a lembrar que qualquer reprodução dos seus conteúdos deve ser sempre feita com referência à sua autoria.

20 comentários

Comentar post

Pág. 1/2