Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

As imagens

22.03.10 | Jonasnuts

Todo o editor de posts dos Blogs do SAPO é novo. E a forma de inserir imagens no Blog mudou ligeiramente (e ainda estamos a fazer acertos e correcções e estamos atentos aos vossos comentários para fazermos alterações de que vocês, desse lado, sintam falta).

 

Para inserir uma imagem, clico no ícone "Imagem"

 

 

Abre-se então um pop-up onde estão disponíveis a várias formas de colocar imagens no post. Comecemos pelo cenário mais habitual, quero enviar uma imagem que tenho no meu computador para o meu blog. Por ser o cenário mais frequente esta é a opção que aparece de imediato no pop-up de inserção de imagem:

 

 

Clicamos em "Browse" e identificamos qual o ficheiro que queremos enviar. Podemos escolher o local onde o ficheiro vai ficar alojado, Fotos SAPO ou Flickr. No final clicamos em "Enviar"

 

Recebemos um pop-up de sucesso no envio da imagem, e temos de imediato acesso a algumas opções de configuração da imagem.

 

Se queremos a imagem no alinhamento do texto escolhemos "Default", se a quisermos alinhada à esquerda activamos o radio button "Esquerda" se a queremos centrada, activamos o radio button "Centrado" e se a quisermos alinhada à direita, activamos o radio button "Direita".

 

 

 

 

 

De seguida, no mesmo pop-up, temos as opções de tamanho. Se a sua imagem é relativamente pequena, opte por activar o radio button "Pequeno", se o tamanho da imagem for médio/grande, opte por activar o radio button "médio". Se pretende que a imagem fique verdadeiramente gigantesca, opte por activar o radio button "Grande". Atenção, este formato "Grande" (e em alguns casos o "Médio") faz com que a as imagens fiquem , de facto, muito grandes, pelo que não recomendamos a sua utilização, a não ser que se trate de um Foto Blog e a estrutura do template esteja preparada para suportar imagens tão grandes.

 

 

 

No final, clicamos em "Inserir no post".

 

Podemos sempre clicar em "Pré-visualizar" para ver como fica a imagem integrada no post, antes de publicar e se não gostarmos do resultado, podemos regressar ao pop-up de editar a imagem, clicando com o botão da direita do rato em cima da imagem e escolhendo "Editar", e alterar as opções.

 

 

Outra forma de inserir imagens é quando sabemos o endereço (url) dessa imagem. Escolhemos a opção "De um url", inserimos o endereço (url) da imagem no campo disponível para o efeito, escolhemos o alinhamento e inserimos no post.

 

 

 

Por último, podemos recorrer às fotos que alojámos previamente em serviços de alojamento de fotos, como o SAPO Fotos ou o Flickr.

 

Ao clicarmos em "Do SAPO Fotos" ou em "Do Flickr" e caso já tenhamos feito a associação da respectiva conta, são-nos mostrados os álbuns que temos na nossa área, e podemos navegar nos álbuns até encontrar a foto com que pretendemos ilustrar o post. O método é semelhante aos descritos mais atrás, pelo que não vale a pena estar a sobrecarregar o post com imagens repetitivas :)

 

Estamos a trabalhar para recuperar a possibilidade de redimensionamento da imagem directamente no editor de posts para todos os browsers, uma vez que não está a funcionar para todos.

 

Críticas, sugestões e comentários são muito bem-vindos.

 

 

197 comentários

Comentar post

Pág. 1/7