Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

As novidades

02.08.10 | Jonasnuts

Então agora que as coisas estão mais calmas, é Agosto, já se sabe, vamos lá falar um bocadinho sobre as ultimas funcionalidades que lançámos. Este post estava prometido, e apesar de haver quem já não acreditasse que ia ser escrito, aqui está ele.

 

Fizemos muitas alterações, maioritariamente estruturais, pelo que vocês, desse lado, nem sequer se apercebem delas, na medida em que incidiram sobre áreas da plataforma a que por aqui chamamos de "entranhas". São áreas onde apenas o Hugo e o Francisco mexem. Eles dizem que optimizaram, e agilizaram, e nós, agradecemos e acreditamos.

 

Há no entanto 3  coisas novas, uma funcionalidade nova e há muito tempo aguardada, e dois revamps.

 

Comecemos pelos revamps, e pela personalização Básica. À medida que fomos acrescentado novos templates, a zona da escolha do template transformou-se, e de algo relativamente simples, passou a um conjunto enorme de templates de consulta difícil. Organizámos toda essa área, sendo agora mais fácil escolher um template e uma estrutura de Blog. Pelo caminho, a coisa deixou de se chamar "Personalização Básica" e passou a "Escolha o template", mas creio que regressaremos ao nome anterior, porque se não houver uma personalização básica, não faz sentido que haja uma personalização intermédia.

 

E por falar em personalização intermédia, essa foi outra área onde quisemos arrumar a casa. À medida que fomos tendo mais templates e mais funcionalidades, a personalização intermédia, que inicialmente era simples e fácil, foi-se complicando. Enfim, sinceramente, já nem nós próprios nos conseguíamos orientar decentemente na personalização intermédia. Arrumámos a casa, estando agora mais simples e fácil. Ainda há muito para fazer, nesta área, coisas até mais complexas, e que têm a ver com uma maior simplificação das acções, mas para já, casa arrumada, já ajuda bastante.

 

E, por último, uma funcionalidade que estava pedida há anos e que tem vindo a ser adiada porque aparece sempre qualquer coisa mais urgente. Os Blogs privados. Qualquer pessoa pode ter um blog completamente privado, e dá acesso a quem muito bem entender, através de convites enviados para qualquer endereço de mail. Esta funcionalidade pode ser usada e gerida na "Gestão do Blog", "Leitores Autorizados". Apenas as pessoas que tenham recebido um convite (e aceite esse convite) terão acesso ao Blog (mesmo por leitor de feeds de RSS).

 

Esperamos que gostem e que usem, e estamos já a preparar mais coisas para Setembro/Outubro. Se quiserem deixar sugestões para novas funcionalidades, agradecemos, mas não é preciso falar na lista de links, nem em novos templates, nem numa personalização intermédia mais intuitiva, nem em estatísticas, que isso já está na nossa lista (entre outras coisas). :)

 

76 comentários

Comentar post