Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Blogs privados

25.08.10 | Pedro

Gostamos de pensar nos Blogs do SAPO como um bairro, e tal como acontece numa comunidade a sério, por vezes surge a necessidade de nos resguardarmos e de termos mais privacidade. Foi por isso que lançámos, em Julho, uma nova funcionalidade que permite privatizar totalmente qualquer blog.

 

Sabemos que nem todos podem ou desejam partilhar com toda a gente os seus pensamentos, opiniões e apontamentos do dia-a-dia, daí este novo conceito, de blogs privados.

 

Um blog privado é um blog que só pode ser visto por pessoas autorizadas pelos seus autores.

 

Abaixo segue uma descrição mais pormenorizada desta funcionalidade.

 

 

 

 

1. Para privatizar o blog, basta ir ao menu Gestão e à opção Leitores autorizados.

 

2. Depois de activar a funcionalidade, pode começar a definir quem pode aceder ao blog. Em Convidar Leitor, só precisa de inserir o nome da pessoa que deseja convidar e o respectivo endereço de e-mail. Tem 100 convites disponíveis, sendo que pode desautorizar o acesso a um leitor a qualquer momento.

 

 

3. Abaixo do formulário para convidar leitores, tem a listagem de todos os convites enviados. Como precaução, os convites têm um prazo de validade de 5 dias. Se o leitor convidado não aceitar o convite nesses 5 dias, terá de lhe enviar um novo convite.

 

 

4. Este é o e-mail que o seu leitor convidado irá receber. Se o seu leitor convidado não tiver um registo SAPO, ser-lhe-á pedido que crie um antes de poder aceder ao seu blog (um registo SAPO pode ser criado com qualquer e-mail, e não obriga a ter conta nos Blogs do SAPO).

 

5. Esta é a informação que os seus visitantes irão ver ao acederem ao seu blog. Só os leitores autorizados terão acesso à página normal do seu blog depois de clicarem em "Ver blog" e de se autenticarem com o seu registo SAPO (o registo SAPO pode ser criado com qualquer e-mail e não obriga a ter conta nos Blogs do SAPO).

 

 

6. Reparou no link Perfil do autor do blog no SAPO na imagem do passo 5? Os seus visitantes podem usar esse link para entrarem em contacto consigo, caso pretendam ter autorização para acederem ao seu blog (lembre-se de que como o seu blog está privado, eles não têm outra forma de entrar em contacto). Pode disponibilizar o seu e-mail de contacto no seu perfil.

 

Se preferir, pode optar por também privatizar totalmente o seu perfil, indo à área de gestão do Perfil, à aba Privacidade.

 

Dúvidas, dificuldades ou sugestões, podem deixá-las, como sempre, nos nossos comentários.

198 comentários

Comentar post

Pág. 1/7