Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Upload de ficheiros via MEO Cloud

23.10.12 | Pedro

1. Porquê associar a MEO Cloud ao SAPO Blogs?

Imagine que está a escrever um post e precisa de partilhar um PDF com os seus leitores. Já não precisa de sair do editor e procurar um serviço de alojamento (cheio de publicidade e complicado de usar) para o fazer. No editor, basta clicar no botão Ficheiros e enviar o ficheiro para a MEO Cloud.

Mais tarde, se quiser rever e gerir todos os ficheiros que tem partilhados no blog, só precisa de ir à sua conta MEO Cloud e consultar a pasta SAPO-Blogs. Pode gerir ou apagar facilmente os ficheiros que lá estiverem.

Além disto, se utiliza muitas fotografias no blog, e fizer a associação, passa a poder escolher a MEO Cloud como serviço de alojamento das imagens do blog. O upload de várias imagens ao mesmo tempo é muito rápido e pode gerir as suas imagens na aplicação para desktop da MEO Cloud.

 

2. A MEO Cloud é gratuita ou preciso de ter MEO em casa?

 

A MEO Cloud é um serviço gratuito da Portugal Telecom para todos. Pode criar uma conta com qualquer e-mail ou conta SAPO.

 

3. Já me registei na MEO Cloud. O que preciso de fazer para a associar à minha conta SAPO Blogs?

 

No SAPO Blogs, basta dirigir-se à página Outros Serviços e ativar a ligação à MEO Cloud.

4. Fiz o upload de um ficheiro a partir do editor. Como posso apagá-lo?

Ao fazer o upload de uma imagem ou ficheiro a partir do blog, está a alojar esses ficheiros na sua conta MEO Cloud. Na MEO Cloud, todos os ficheiros enviados a partir dos seus blogs encontram-se dentro da pasta SAPO-Blogs.

Pode gerir e apagar qualquer ficheiro ou imagem na área de gestão da sua conta MEO Cloud.

5. Não consegui fazer o upload de um ficheiro. Qual é o tamanho máximo de um upload?

Cada upload para a MEO Cloud a partir do SAPO Blogs está limitado a 16 ficheiros e 20 Megabytes.

Para ficheiros de maior dimensão recomendamos o upload na área de gestão - ou a utilização das aplicações desktop e mobile - da MEO Cloud.

6. Já tenho ficheiros/imagens na MEO Cloud que não consigo inserir através do interface no editor.

Por motivos de segurança, o SAPO Blogs só tem acesso à pasta SAPO-Blogs da sua MEO Cloud. Deste modo, tem sempre uma forma fácil de identificar e gerir os ficheiros que estão públicos através dos seus blogs.

Se quiser inserir no editor ficheiros ou imagens que já estejam na MEO Cloud, deverá mudar a sua localização/copiá-los para a pasta SAPO-Blogs. Só depois ficam disponíveis para introdução no editor.

7. O que acontece se mudar na MEO Cloud o nome da pasta SAPO-Blogs (ou de pastas no seu interior)?

Ao mudar o nome das pastas associadas ao seu blog, os ficheiros e imagens disponíveis no seu blog deixam de poder ser visualizados e descarregados.

8. Existem limites ao número e tamanho dos ficheiros que posso alojar?

O limite é o espaço disponível na sua conta da MEO Cloud, que começa nos 16GB.

9. O que acontece se retirar a minha autorização na MEO Cloud ao SAPO Blogs?

Ao retirar a autorização de acesso do SAPO Blogs à sua MEO Cloud, os seus ficheiros permanecem seguros, mas os links contidos nos posts deixam de ser públicos e de funcionar.

Se voltar a conceder autorização ao SAPO Blogs, o comportamento dos links é reposto e os ficheiros já partilhados voltam a ficar disponíveis para visualização e download.

10. Quais os requisitos mínimos para poder fazer o upload de ficheiros a partir do editor de posts dos Blogs?

O upload de ficheiros a partir do editor é suportado nas versões mais recentes dos principais navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer).
Se utiliza a versão 9, ou inferior, do Internet Explorer recomendamos a atualização gratuita para a versão 10 do Internet Explorer.

 

(post de ajuda publicado originalmente em 25/11/2013)

2 comentários

Comentar post