Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Blogs

Destaques

por jonasnuts, em 28.09.06

Há pouco, num dos comentários, perguntavam-me quais eram os critérios usados para destacarmos Blogs, já que a página de destaques já está (finalmente) a funcionar.

Pertinente.

Há conceitos subjectivos, e são incontornáveis e não se conseguem explicar. Porque é que gostamos mais do azul que do amarelo? (ou vice-versa). Não se explica, e como nós aqui deste lado somos humanos, temos gostos que vão certamente influenciar os Blogs a destacar.

Mas também há questões objectivas, essas sim, mais fáceis de explicar. Assim, independentemente de questões subjectivas, um Blog terá de reunir pelo menos algumas das seguintes características, para ser destacado:

1 - Ter actualizações periódicas.  Não é necessário que seja actualizado todos os dias, mas tem de ter posts recentes - são raras as ocasiões em que faz sentido destacar um Blog que deixou de ser actualizado.

2 - Salvo liberdades "poéticas" tem de usar correctamente a língua portuguesa. Um Blog com erros de ortografia sistemáticos não é destacado (assim como assim temos corrector ortográfico).

3 - Uma vez que vai estar disponível numa página do SAPO, os conteúdos dos Blogs a destacar têm de poder ser vistos por qualquer pessoa incluindo crianças). Isso deixa de fora alguns Blogs que, embora com qualidade, não podemos destacar. (Talvez consigamos encontrar uma solução para esta questão, mais tarde).

4 - Tem de ser original. Original no sentido de ter conteúdos próprios. Não destacaremos Blogs que apenas resumam conteúdos de terceiros.

5 - Por último, as regras do bom senso. Blogs violentos (ou que apelem à violência), com imagens chocantes, insultuosos, etc. não serão destacados.

Depois entra o nosso gosto pessoal, neste caso específico e para já, o meu gosto pessoal :)

Mas, como sempre, isto é mais ou menos uma democracia.
Têm sido dadas aqui sugestões tão interessantes que seria pateta excluir-vos desta questão.

Venham daí as vossas sugestões de Blogs a destacar :)

941 comentários

  • Sem imagem de perfil

    De Miguel a 14.04.2009 às 13:30

    Já que se defende aqui o bom uso do português, não ficaria melhor "Mas... (as reticências têm apenas três pontos) tem tudo a ver com os destinatários."? Ou "...com o público-alvo."?
    É que nos blogs de língua inglesa não se vêm termos em francês, português, castelhano ou outro idioma. Porque havemos nós de usar expressões inglesas, quando as podemos perfeitamente traduzir, dando-lhe até um sentido mais restrito e, por isso, mais correcto?
  • Imagem de perfil

    De jonasnuts a 14.04.2009 às 13:39

    Há alguns blogs de língua inglesa e francesa e outras onde se vêem termos noutras línguas. Latim é muito utilizado, por exemplo.

    Mas sim... às vezes tenho a tendência para usar demasiadas expressões inglesas (mas viu que já só há 3 pontinhos ali nas reticências?) :)
  • Imagem de perfil

    De Menina Marota a 08.09.2011 às 10:54

    Pois é... parece que virou moda... incluir num texto (por vezes, até bom) uma frase em lingua estrangeira, nomeadamente inglesa... quando temos  essas mesmas frases em Português correcto, mas a intelectualidade de algumas pessoas assim lhes dá prazer.
    Quanto a mim, em solo Português, escrevo e falo Português, porque tenho muita honra nisso! 
  • Sem imagem de perfil

    De rute a 28.01.2013 às 15:49

    Olá, boa tarde

    Lá em casa adoptei a seguinte "regra" ao meu filho mais velho: a linguagem que ele utiliza com os amigos (bué, tás a ver, tipo...etc) é para ser utilizada somente com os amigos. Em casa estou sempre a corrigi-lo até porque de outra forma, ele acabaria por arrastar este tipo de vocabulário para a sala de aula e com as implicações que daí advêm.
  • Sem imagem de perfil

    De mafalda-momentos a 18.08.2010 às 01:11

    Hoje deu-me para isto... meter-me onde não sou chamada.
    Ora eu estou inteiramente de acordo com o seu comentário.
    Fomentar e apoiar esse tipo de escrita num blog é completamente errado e despropositado.
    Até compreendo que o façam em SMS mas aqui????

    E já que meti a colherada alguém consegue explicar porque é que escrevem por exemplo: exkola em vez de escola; rexebi em vex de recebi; ficamox em vez  de ficamos (ficámos); converxar em vez de consersar; xolto em vez de solto; etc... etc...
    Se fosse por uma questão de abreviaturas ou por terem de escrever menos letras, ainda compreenderia, mas assim ninguém me convence de que seja salutar.
    A única coisa que se consegue com isso é que as pessoas deixem mesmo de saber escrever.
    Santa paciência com estas modernices que para educar nada contribuem.

    Mafalda
  • Sem imagem de perfil

    De Antonnio a 23.01.2012 às 20:54

    É exatamente esta a intenção dos jovens, criar uma forma de manter pessoas não afins fora de suas conversas. Talvez o seu cuidado de educadora oculte uma espécie de revolta por já estar fora daquele conjunto de pessoas.
    o comentário está um tanto tardio, mas estou com tempo e lendo tudo que vejo, coça de entrar nesse tipo de discussão.
  • Imagem de perfil

    De felisminabastos a 31.05.2012 às 09:26

    Concordo plenamente consigo e muito embora tenha um blog que so tive de fazer por causa de uma disciplina de TIC tive sempre o cuidado de o fazer em bom português. De qualquer modo porque achei uma ideia interessante, acho que o vou manter e tentar ir atualizando sempre que se justificque.
    Um abraço.
  • Imagem de perfil

    De Paola a 17.08.2009 às 15:19

    Cuidemos da língua portuguesa, pois sim. A liberdade de expressão nada tem a ver com o uso incorrecto da língua... E já agora, não vejo motivo - a não ser o da submissão ao inglês - para manter a palavra "Blog". E que tal Blogue? Sempre é português...

    Bjos
  • Imagem de perfil

    De jonasnuts a 17.08.2009 às 15:51

    Blogue é português?
    Blog deriva da junção de web e log. Acrescentar-lhe um ue no final não o torna português. Assumamos o inglesismo na sua forma original :)
  • Imagem de perfil

    De Paola a 17.08.2009 às 16:01

    Claro que sim... e o inglês tem muita força e pronto. Mas "No caso de “blog”, não havendo termo vernáculo equivalente, o preferível é grafá-lo de uma forma aportuguesada, como aliás já algumas pessoas começam a fazer, escrevendo blogue. Um dos indícios de que a palavra blogue já está totalmente integrada no léxico do português é o facto de dar origem a palavras derivadas como bloguista, bloguística." [Ciberdúvidas da Língua Poruguesa]


  • Sem imagem de perfil

    De Bi or Be a 20.08.2009 às 16:57

    Já passei pela fase dos "x" em tudo quanto era palavra e as omissões das vogais eram uma constante, a partir do momento que alguém me disse que parecia uma "pita" (sim, foi esta a expressão (!)) mudei de ideias... E já lá vão uns dois aninhos, pelo menos.
    A ideia da campanha de sensibilização é muito interessante. Eu cá sou a favor de preservar o património de Camões!
    Cumprimentos,
    Adriana Costa
  • Imagem de perfil

    De RM a 02.10.2006 às 14:31

    Ai pois é Floreca!!! Já vi muitos blogs desse género escrito que nem se percebe e nesses casos, até o que lá está escrito pode ser muito bom, mas decerto que para mim não!!! Pois acabou de ler essas "coisas" e fico com uma enorme dor de cabeça!!! Prefiro manter a minha saniedade mental!!! HIHI (este caso é muito falado por alguns de nós, a minha "parceira de blog" já fez questão de criar um post referindo isso mesmo)
    Quantos aos destaques, ser destaque no meio de tantos é óptimo, sem dúvida, mas sempre existe as actualizações, como tu, muito bem, referiste!!!
  • Sem imagem de perfil

    De cesaltina a 18.06.2008 às 15:28

    oh que pena não haver espaço para os blogs picantes , eu conheço alguns excelentes e há pelo menos um que faz referência(oh se faz) ao JN...
  • Sem imagem de perfil

    De anonima a 20.07.2008 às 15:48

    dexkulp la m,ax voxe ñ tm nd k tar a faxer kampnha ktr e xo pa voxe ñ xe armar em xika xperta tm exta rexpoxta e va axar carapaux po xl mda
  • Sem imagem de perfil

    De Carolina a 12.02.2009 às 19:57

    Hã???
    sinseramente, não percebi patavina..
  • Sem imagem de perfil

    De 100timento a 02.12.2008 às 18:50

    Gostei de ver alguém preocupado com a nossa língua ...para mim um dos motivos destes xins e xtou vem derivado as mensagens que diariamente circulam nos telemóveis dos jovens...uma coisa admito ,não gostaria de ser professor nos tempos que correm. Um abraço
  • Sem imagem de perfil

    De rjalfamoto a 19.04.2010 às 16:53

    Oi,

    estou agora a iniciar isto dos blogues e gostava de inserir no meu blogue o nº de visitantes bem como outras coisas, para o tornar mais atractivo para os visitantes podem dar-me algumas dicas.

    Já agora o blogue é http://rjalfamoto.blogs.sapo.pt

    Abraço

    RJ ALFAMOTO
  • Imagem de perfil

    De felisminabastos a 31.05.2012 às 09:29

    ola. procure na net por contadores de visitas para blogs. não falta lá por onde escolher.
  • Imagem de perfil

    De receitas fáceis rápidas e saborosas a 24.07.2012 às 20:35

    Olá muito boa noite equipa da sapo, já por várias vezes percorri a  lista dos blogs destacados na culinária e fico sempre triste pois nunca vi lá o meu. Actualizo-o sempre com frequência, tenho muito carinho e atenção a todos os pormenores e já o tenho há algum tempo, gostava muito de receber o vosso reconhecimento.
    Aguardo um parecer vosso.
    Um abraço, Ana
  • Imagem de perfil

    De Therina a 18.03.2008 às 23:57

    eu tenho um blog no blogger , mas resolvi experimentar os blogs da sapo...

    http://strangewonderland.blogs.sapo.pt/

    E pelo que li " Há outras formas de divulgação do seu Blog. Por exemplo, colocá-lo no Directório do SAPO http :/ directorio.sapo.pt ). " , pedia que alguém me dissesse como utilizar o Directório do SAPO para divulgar o meu blog, pois queria saber o que as pessoas pensam do que escrevo... :)
  • Comentar post

    Pág. 1/64