Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

PING

11.01.07 | Jonasnuts

















Toda a gente sabe o que são pings?
Pelo sim pelo não, aqui fica.

Antigamente, para que um Blog aparecesse na pesquisa, era preciso esperar que o crawler (o robot que anda pela web à procura de novos conteúdos) desse com o Blog, e o adicionasse à lista de possível fornecedor de resultados. Basicamente, isto demorava uma eternidade. Um post colocado hoje, só apareceria nos resultados de uma pesquisa quando o crawler lhe apetecesse passar pelo Blog.

Muitos foram os que se aperceberam disto, e assim, criou-se um novo sistema (que de novo não tem nada, mas isso agora não interessa) que coloca o ónus de avisar as "pesquisas" do lado de quem produz o conteúdo.

Isto é, se eu, quando faço um post , avisar a pesquisa do SAPO (ou de outro qualquer motor de pesquisa) que está ali um novo conteúdo, não tenho de esperar que o crawler se lembre de ter tempo de passar no meu Blog, daqui a 3 ou 4 dias, para que o meu post passe a estar disponível para ser apresentado nos resultados das pesquisas que lhe possam dizer respeito.

Este "novo" sistema é o Ping . Já existe em imensos sítios, a possibilidade de se "pingar" alguns sistemas que indexam de imediato o conteúdo do post . Os Blogs do SAPO vão passar a ter pings automáticos, e estamos neste momento a desenvolver essa funcionalidade.

É aqui que pedimos a vossa ajuda. Queremos identificar quais os sistemas que vocês já "pingam" de forma a que o possamos fazer por vós, automaticamente.

Deixem de lado os óbvios, Technorati , Bloglines , Google Blog Search , esses já estão considerados, bem como a Pesquisa de Blogs/Notícias do SAPO (não conhecem? recomendo vivamente).

No fundo, no fundo......o que é que vocês "pingam"? :)

8 comentários

Comentar post