Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Blogs

Como optimizar um blog para os motores de busca (1ª parte)

por Pedro, em 10.09.07

Há alguns meses para cá, quando decidi criar o Teelovers, um blog sobre t-shirts, deparei-me com um problema: no meio de tantas páginas sobre t-shirts, como é que alguém vai descobrir o meu blog?

Alguns de vocês podem também já ter-se colocado a mesma pergunta. Por isso achámos que seria útil partilhar convosco algumas dicas para aumentar a visibilidade de um blog. São pequenas coisas que não custam nada alterar ou implementar, e que podem ajudar a tornar o blog mais fácil de encontrar.

Esta é a primeira parte da nossa série de posts dedicados ao assunto. Sintam-se à vontade para deixar as vossas dicas nos comentários.

1. Um título e uma descrição

O título e a descrição são dois aspectos importantes, sem os quais um blog não deve passar. Os dois juntos ajudam os visitantes e os motores de busca a identificar mais rapidamente a página em causa. O título não precisa de ser igual ao endereço e deve ser separado por espaços, se se tratar de uma expressão ("Dias de Verão", ao invés de "diasdeverão").

A descrição pode referir alguns dos temas que o blog aborda, de forma a enquadrar mais rapidamente o seu conteúdo.

2. Perceber como funcionam os motores de busca

Só um título e uma descrição não garantem que o blog apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa. Os motores de busca não pesquisam apenas pelas palavras utilizadas nas páginas, mas sobretudo por aquelas páginas que são mais relevantes para cada termo de pesquisa.

Os resultados de uma pesquisa reflectem essa lógica, na medida em que os primeiros resultados são aqueles que o motor de busca considera serem mais pertinentes para determinada combinação de palavras.

Estes serviços determinam a relevância de uma página da mesma forma que uma empresa, por exemplo, procura a melhor pessoa para uma determinada função: através das suas referências ou recomendações. No caso das pesquisas, é através da informação de quantas páginas referem (ou linkam) a página em causa.

Uma página será mais relevante numa certa pesquisa se utilizar os respectivos termos de pesquisa (se uma página sobre flores tiver escrito algures a palavra "flores") e, sobretudo, for referida por outras páginas. Em última análise, o motor de busca encara os links recebidos por uma página como se tratassem de recomendações (não interessa se boas ou más).

A imagem à direita (clicar para ampliar) fornece uma explicação elementar da forma como o motor de busca elege a página mais relevante para uma determinada pesquisa.

(continua aqui)

41 comentários

  • Sem imagem de perfil

    De mariorui a 20.05.2008 às 16:58

    Boa tarde,
    as metatags são realmente muito importantes e com a ajuda do j.a. consegui inserir a DESCRIPTION e as KEYWORDS, como podem ver neste post noutro blog que tenho: http://qep.pt/querodinheiro/2008/05/20/blogs-do-sapo-%e2%80%93-como-os-tornar-mais-%e2%80%9csearch-engine-friendly%e2%80%9d-sef-com-as-meta-tags-description-e-keywords/.

    Mas uma outra coisa que eu acho muito importante (e os motores de busca também ;) ) são os urls criados com base no título do post. Será que já é possível fazer isto nos blogs do sapo? Se sim, como?
    Obrigado.
  • Imagem de perfil

    De Hugo a 21.05.2008 às 00:40

    As metatags já tiveram a sua importância no início dos motores de pesquisa. Como houve muitos abusos no uso dessas metatags, os motores de pesquisa deixaram de as utilizar para classificar os conteúdos.

    Se as metatags estiverem a ser utilizadas, o blog não vai ser prejudicado, mas também não vai beneficiado.

    Quanto aos urls já respondi a essa questão neste comentário.
  • Sem imagem de perfil

    De mariorui a 21.05.2008 às 09:19

    Bom dia,

    permita-me discordar em relação às Metatags pois, actualmente as 3 coisas mais importantes para os motores de busca, para os nossos sites ou blogs serem SEF , são, pela seguinte ordem de importância, o domínio, o TITLE , a DESCRIPTION , e mais umas coisas que, caso haja interesse pode verificar num post que tenho no blog "Quero Dinheiro".
    A metatag à qual alguns motores de busca, incluindo o Google , deixaram de dar importância, foi a KEYWORDS .
    Claro que isto é a minha opinião, baseada em pesquisa de informação que tenho vindo a fazer desde há alguns meses para cá. De qualquer forma posso garantir isto que afirmo com o posicionamento no Google , de alguns dos meus sites, nos quais utilizei estas técnicas referidas acima, assim como outras que poderão ver no post de que falo acima.
  • Sem imagem de perfil

    De mariorui a 26.05.2008 às 13:48

    Boa tarde,

    as Metatags description e Keywords, no http://credito-emprestimo.blogs.sapo.pt/ estão sempre a desaparecer. Eu modifico o layer, na personalização intermédia, conforme explico aqui (http://qep.pt/querodinheiro/2008/05/20/blogs-do-sapo-%e2%80%93-como-os-tornar-mais-%e2%80%9csearch-engine-friendly%e2%80%9d-sef-com-as-meta-tags-description-e-keywords/) , mas passado pouco tempo, deixa de aparecer no código fonte enquanto que no http://amigos-da-ramboia.blogs.sapo.pt/ as metatags não têm desaparecido...
    estarei a fazer algo mal? Ou o template usado não permite alterar as metatags?
    Obrigado.
  • Imagem de perfil

    De Hugo a 26.05.2008 às 14:51

    Olá,

    O método que utiliza para colocar as metatags usa um layer que é gerado automaticamente pela personalização intermédia. Sempre que grava uma alteração na personalização intermédia, o layer é reescrito e perde as alterações que foram feitas à mão.

    A minha sugestão é que personalize primeiro o template do blog e no fim colocar as metatags como está descrito no seu blog.
  • Sem imagem de perfil

    De mariorui a 26.05.2008 às 17:30

    ah!! então é isso ;)

    muito obrigado pela resposta.
  • Sem imagem de perfil

    De mariorui a 26.05.2008 às 17:34

    ah!! então é isso ;)

    muito obrigado pela resposta.
  • Comentar post

    Pág. 1/2