Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Blogs

Como optimizar um blog para os motores de busca (parte 2)

por Pedro, em 12.09.07

Esta é a segunda parte da nossa série de posts dedicados à optimização dos blogs para os motores de busca.  São apenas algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade de um blog.

A primeira parte da série está aqui. Aproveitem para deixar nos comentários as vossas próprias sugestões sobre este assunto.

 
3. Classifique o conteúdo do blog. Utilize Tags .

Um blog não precisa de ser temático para estar organizado por temas, com a vantagem que essa organização também não precisa de ser estática.

As Tags (ou etiquetas) são uma das formas através das quais pode organizar o conteúdo do seu blog. Uma tag é simplesmente uma palavra ou expressão que descreve determinado conteúdo.

Por exemplo, se escrever um post sobre as suas férias, pode etiquetá-lo com as tags férias, viagem e Algarve. Estas tags não só aumentam a visibilidade do post para os motores de busca, como também permitem criar um índice temático do blog sob a forma de uma lista ou nuvem de tags .


Basta separar as palavras ou expressões com vírgulas.

Esta nuvem de tags, além de fornecer um apanhado geral sobre aquilo de que o blog fala, também permite aos visitantes chegarem mais rapidamente aos posts que lhes interessam.



A nuvem de tags do blog da Joana (dá para perceber que alguém teve umas férias de sonho...)

A lista ou nuvem de tags é formada pelas tags utilizadas pelo autor do blog e é actualizada automaticamente, sem necessidade de ser editada de cada vez que é utilizada uma nova tag.


4. Faça parte da rede.

Estar na rede implica estabelecer ligações para outros lugares de interesse. Uma forma de enquadrar o seu blog tematicamente é através da colocação de hiperligações para blogs ou sítios relacionados com os mesmos temas. Os Blogs do SAPO permitem-lhe criar facilmente uma lista de links para os blogs ou sítios que recomenda.

Ao linkar para esses blogs, está também a chamar a atenção dos respectivos autores para a existência do seu blog. Como? Muitos autores de blogs consultam serviços que os informam de todas as ligações ou referências feitas às suas páginas. Um desses serviços é o Technorati. Basta introduzir o endereço do blog em causa para realizar uma pesquisa de todos os sítios que apontam para essa morada electrónica (é normal que ainda não existam referências feitas a blogs criados recentemente).

Como exemplo, eis todos os blogs e posts que referiram nos últimos tempos o nosso próprio Blog dos Blogs.

Por último, pode ainda submeter o seu blog para inclusão em directórios de blogs. Dado o número crescente de blogs existentes, os directórios perderam alguma da eficácia que tinham há alguns anos na divulgação de blogs. Mais importante do que constar numa lista com milhares de outros blogs, é chegar a quem está interessado em encontrar-nos.

(continua aqui)

20 comentários

  • Imagem de perfil

    De Tralhas a 13.09.2007 às 14:03

    Obrigada!
    Conselhos muito uteis!
    Mas hoje de manha, quando voltei à caixa de CSS, bati logo os olhos no erro!
    Agora já está tudo normal e consegui meter o favicon numa caixa de componentes!
    www.TralhasGratis.blogs.sapo.pt
  • Comentar post