Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Equipa

O blog da equipa que mantém o SAPO Blogs. Deixe a sua dúvida ou sugestão nos comentários de qualquer post.

A Equipa

O blog da equipa que mantém o SAPO Blogs. Deixe a sua dúvida ou sugestão nos comentários de qualquer post.

Um alerta para tornar os blogs mais seguros

É usual os autores instalarem scripts externos nos seus blogs que podem abrir janelas de publicidade, injetar códigos javascript potencialmente maliciosos nas páginas, ou em última instância, até desviar os visitantes para outros sites.


Na expectativa de melhorar a experiência dos nossos visitantes e leitores que se queixam destes comportamentos abusivos, desenvolvemos uma ferramenta para identificar componentes problemáticos.


Não vamos alterar nenhum blog mas iremos começar a informar quando for detetado o uso de um código externo previamente identificado como problemático ( como mostramos na imagem acima ). 

Para mais informações vejam o post de ajuda .

Deixem o vosso feedback nos comentários.

Meet the blogger: Fábio Dias

fabio.jpg

Esta semana colocámos as nossas cinco perguntas ao Fábio, autor do vamosfalardequê, um blog com "umas quantas opiniões."

 

Quem é o Fábio?

Ora bem, eu. Fábio, 23 anos, licenciado em Gestão Turística e Hoteleira, actualmente em estágio profissional na recepção de um hotel de 3 estrelas. Vivo numa pequena aldeia do concelho da Lourinhã com os meus pais. Seguidor assíduo de várias séries dos mais diferentes géneros. Sportinguista. Calado na maior parte da vezes. Pode-se dizer que sou um entusiasta do exercício físico, para contrastar também gosto de uma boa tarde no computador, sejam as séries de que falei antes, filmes e também jogar. Gosto muito de conduzir, até já mencionei num post que gostava de dar uma volta pela Europa de carro. Sou também daquelas pessoas que fala para os meus cães como quem fala com outras pessoas.

Porque decidiu criar um blog?

A ideia já vem de uns anos atrás, mas só em 2012 é que se concretizou. Estava em estágio no 12º e achava que teria alguma piada comentar algumas peripécias que se passassem por lá. Nunca aconteceu porque fui sempre adiando, um defeito meu e porque fiquei um pouco receoso que soubessem que escrevia e me viessem pedir explicações. Quando criei o vamosfalardequê já estava na faculdade e tentei dar um ar mais filosófico à coisa e até usar um alter-ego para que o blog não ficasse ligardo a mim até que percebi que não tinha grande jeito. Actualmente escrevo o que acho que vale a pena partilhar.

Qual é o seu post mais comentado?

É um post em reposta a um desafio da Miss Fox chamado "Elas tiram-me o sono". A ideia era partilhar 10 imagens de actrizes que me tirassem sono. Até aí consegui dar a volta e apenas partilhei 6, o que me valeu uma pequena repreensão por quem me desafiou.

E qual o post que gostaria que tivesse recebido mais comentários?

Esta pergunta obrigou a alguma pesquisa pelos posts já publicados e vi um pequeno padrão. Os posts relacionados com futebol são por norma os que recebem menos comentários. Também não tenho por hábito fazer grandes crónicas sobre esse tema, apenas pequenos apontamentos.

Pode recomendar-nos outro blog no SAPO?

Pergunta difícil, uma vez que posso dizer ter 3 de eleição, mas já que tenho de destacar deixo a sugestão do Few Days On Land. Muito bom mesmo, é um mundo neste mundo dos blogs, tem de tudo. A Joana sabe cativar com as suas sugestão musicais e excertos de poesia e não só.

 

Obrigado, Fábio!

Meet the blogger: Bárbara Barroso

asdicasdaba.jpg

Esta semana fomos conhecer um pouco melhor a Bá do blog As dicas da Bá.

 

Quem é a Ba que dá as dicas?

A Bá é uma mulher dos sete ofícios, como tantas outras. Sou jornalista, especialista em finanças pessoais, formadora, mulher, mãe de dois rapazes e aspirante a voltar a ser desportista com mais regularidade (diz que já fui atleta federada de hóquei em patins), mas quando o meu querido joelho me deixar.

Como jornalista, sente-se mais livre a publicar num blog?

Não diria que me sinto mais livre, mas que sou mais eu. No jornalismo sou completamente factual e há claramente um distanciamento em relação ao que escrevo. Simplesmente informo, não opino e procuro sempre avaliar todos os lados, além de enquadrar os temas.  Ainda assim acabo também por refletir esse meu lado no blog, embora haja claramente um tom diferente. No blog já deixo sair a minha personalidade. Facilmente o sentido de humor vem ao de cima. Gosto de me rir e fazer rir. Quem me conhece num registo mais sério fica espantado com a quantidade de graçolas que digo. Não sei se têm assim tanta graça, mas pelo menos eu divirto-me.

Quais são os temas que lhe dão mais gozo escrever para o blog?

Eu gosto de escrever sobre temas que sejam úteis às pessoas. E isto pode ser tanto alguma coisa relacionada com finanças pessoais – até pelo meu lado profissional – como um gadget espetacular que descobri, um novo restaurante, ou mesmo um teste comparativo sobre robôs de cozinha. Tudo sempre com um lado divertido. A parte boa de um blog é que podemos juntar a informação ao divertimento.

Um conselho que daria a outros jornalistas que estejam a pensar criar um blog?

Para pensarem primeiro quais os temas que querem abordar, criarem um identidade digital. Acredito que seja importante perceber sobre quais os temas que podemos encontrar num determinado blog. Depois é aproveitarem a liberdade para criarem. No fundo, um blog pode ser o nosso próprio jornal.

Um motivo de entusiasmo no horizonte?

Tenho alguns projetos a serem cozinhados mas que ainda não posso revelar. É uma questão de estarem atentos ao blog.

 

Obrigado, Bárbara.

À descoberta de novos autores

A área de leituras é uma das mais populares atualmente e estava mesmo a pedir uma forma de descoberta, por isso introduzimos hoje uma nova funcionalidade, que esperamos seja do vosso agrado.

autoressugeridos.jpg

 

Autores sugeridos 

Esta nova funcionalidade pretende facilitar a descoberta de novos autores com recomendações mais relevantes. As sugestões são personalizadas para cada autor e refrescadas em cada visita à área de leituras.

 

Preciso fazer alguma coisa?

Não! Basta começar a usar. 

A lista de sugestões está em constante mutação e é influenciada pelas pessoas que cada autor segue, entre outros pequenos factores que contribuem para a qualidade da mesma.

 

Boas leituras!

 

Meet the blogger: Marta Segão

marta.jpg

Esta semana quisémos conhecer um pouco mais a Marta Segão e o seu canto virtual.

 

Para quem não conhece a Marta, pode apresentar-se?

A Marta é uma mulher de 36 anos, administrativa de profissão, mãe galinha, e blogger nos tempos livres!
Moro na histórica vila de Mafra desde que nasci, e tenho a sorte de estar rodeada pela natureza, aproveitando o melhor do campo e da praia. Sou apaixonada por gatos! Tal como a minha mãe, gosto muito de ter os pés assentes na terra, mas também sou um pouco sonhadora.  A música, os livros e a escrita são, por influência do meu pai, alguns dos meus maiores prazeres!

O que a levou a criar o seu canto na blogosfera?

Criei o Marta - O meu canto em 2011 por sugestão de algumas pessoas, que conheciam o meu gosto pela escrita, e a minha vontade de partilhar alguns dos artigos/ textos de opinião que tinha vindo a escrever, com alguém mais que familiares e amigos.
Foi uma forma de tornar público tudo aquilo que, até então, guardava na gaveta, e dar a conhecer o meu trabalho.
Logo no início, o blog contribuiu também para que me convidassem a colaborar com uma revista - a "M Revista", de distribuição gratuita, do concelho onde vivo. Mais recentemente, foi o veículo para fazer parte da "Blogazine", uma revista digital escrita por bloggers, onde dou o meu contributo nas secções de cultura e acção social.

De que temas mais gosta de falar no seu blog?

Gosto de falar dos mais variados temas. Costumo partilhar a minha opinião sobre a actualidade, o quotidiano, a minha vida enquanto mãe e mulher, livros que vou lendo, televisão e cinema, sentimentos, ideias, estados de espírito, reflexões, preocupações e tantas outras coisas.
Mas tenho um pequeno defeito - a minha escrita tende a puxar pelo meu lado mais crítico!

A Marta é uma das criadoras do Clube de Gatos do SAPO. Como surgiu essa ideia?

O Clube de Gatos do Sapo surgiu no seguimento d'O Blog da Tica. Ao partilhar as várias fotografias que tinha da nossa gata Tica, num blog dedicado a ela, comecei a receber comentários de outros bloggers que também tinham gatos. Ao mesmo tempo, por mero acaso, comecei a seguir bloggers que também tinham estes animais de estimação e escreviam posts sobre eles. Quando me dei conta, de tanto falarmos nos nossos bichanos, já eram vários os gatos mais conhecidos aqui da blogosfera. Foi quando fiz a montagem com as fotografias de cada um deles, os nomes e os respectivos donos, e publiquei o post intitulado "Os gatos mais famosos do Sapo Blogs", que acabavam por formar um pequeno clube.
E porque não transformar esse clube em algo mais do que uma ideia? Porque não criar um espaço para estes felinos, para contar as suas aventuras, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar a conhecer este mundo dos felinos? Foi assim que surgiu o Clube de Gatos do Sapo, que já conta com diversos membros, e está aberto a quem nele queira participar!

Se o seu blog fosse publicado em livro, em que secção das livrarias poderia ser encontrado?

É curioso porque, há cerca de três anos atrás, uma das sugestões do "Inspira-me" do Sapo Blogs foi algo desse género! Na altura, escrevi que colocaria o Marta - O meu canto na secção de Vida Prática. Na verdade, os temas que falo são tão diversos que é difícil escolher qual a secção que melhor se adequa, mas estaria algures entre a Autobiografia, Ciências Sociais e Humanas, e Vida Prática.

 

Obrigado, Marta!

Uma nova imagem para as suas imagens

 

Temos uma novidade para todos os fãs de embelezar os conteúdos do seu blog com imagens e fotografias: a Galeria.

 

As Galerias do SAPO Blogs são uma forma nova, e moderna, de publicar e apresentar grupos de imagens nos seus posts que vêm trazer novas possibilidades na criação de posts e na forma de partilhar conteúdos.

 

Como funciona?

Ao selecionar múltiplas imagens no Editor, o autor será brindado com a possibilidade de as inserir como uma Galeria no seu post. Este componente dinâmico pode ser usado em qualquer ponto do seu texto, e comporta-se como qualquer outro elemento do post: é possível movê-lo, adicionar-lhe um link, ou facilmente removê-lo e inserir algo diferente no seu lugar.

 

galeria

 

Ao pré-visualizar o seu post, ou após a sua publicação, a Galeria tomará forma sendo desdobrada num carrossel com as suas imagens que se integra perfeitamente no template do seu blog.

 

É simples e fácil.

 

Otimizado para mobile

Mas, falando em simplicidade, não ficámos por aqui!

Em dispositivos móveis é agora ainda mais fácil publicar fotografias: pode fazê-lo diretamente do seu Dashboard.

 

Screen Shot 2015-11-13 at 15.46.09.png

  

Em tablets ou smart phones a opção de publicar uma Galeria surge logo ao lado do atalho para um novo post, tornando ainda mais rápida a partilha daquele momento especial.

 

"A Galeria não aparece no meu blog!"

As novas Galerias de imagens do SAPO Blogs estão otimizadas para os nossos templates mais recentes. Se o template do seu blog for antigo, verá apenas a lista de imagens clássica. O SAPO Blogs dispõe de dezenas de templates responsive onde as Galerias surgem em todo o seu esplendor: porque não aproveitar esta oportunidade para experimentar um look diferente? 

 

Esperemos que gostem!

Fonte das imagens: Sérgio Bernardino

Meet the blogger: Ricardo Santos

ricardo.jpg

O "meet" desta semana foi com o Ricardo, autor do Estúpido aluga-se.

 

Quem é o Ricardo?

O Ricardo é um pai de família, assistente técnico de profissão, fotógrafo por paixão, Benfiquista de coração, um tipo de convicções políticas na direita avermelhada e que tem na estupidez portuguesa o seu ADN.

 

Porque decidiu criar um blog? E sobre o que é o "Estúpido aluga-se"?

Foi curiosa a minha entrada no mundo dos blogs, sempre  fui um voyeur atento do meio, acontece que em Janeiro deste ano com a conjugação de um novo Sapo e a degradação vigente no facebook decidi migrar os meus post para um blog, no fundo preferi este meio mais pessoal e menos casual.
O "Estúpido Aluga-se" é um blog onde discuto tudo com uma dose de humor, nele falo das aventuras das minhas filhas, do meu dia-a-dia, de futebol e de política.
Apesar de ser um extensão da minha página pessoal na rede social azul, a verdade é que muitos dos conteúdos já são partilhados em exclusividade no blog, no fundo esta será a minha futura casa.

 

No blog, refere que faz atendimento ao público. O blog é um escape para aquelas vezes que não pode responder à letra a um cliente?

Quem conhece o blog sabe que sou um desbocado educado (na maioria das vezes), de facto o blog é um escape para algumas situações, mas como acima referi, não guardo para amanhã o que posso dizer hoje.


Já se arrependeu de alguma piada feita no blog?

Nem no blog nem nas redes sociais, o que escrevo, escrevo de coração e consciência, se rebaterem argumentos de forma educada têm resposta, se não...remeto-me ao silêncio, no sapoblogs apenas o pessoal da MEO ficou mais eriçado.


Como autor de um blog de humor, pode dar-nos alguns exemplos de figuras nacionais que o façam rir (intencionalmente ou não)?

Intencionalmente o Sinel de Cordes no humor negro, o Raminhos no disparatado, o Nuno Markl no inteligente e o TioHerman que será sempre a minha primeira referência humorística. De forma não intencional, os restantes estúpidos como eu. Para finalizar deixo aqui o apelo que o estúpido de facto aluga-se, é tudo uma questão de corrupção.

 

Obrigado, Ricardo.

Meet the blogger: Ana Correia

ana.jpg

Esta semana fomos conhecer A Rapariga do Vestido Amarelo.

 

Quem é a Ana?

A Ana é uma estudante de Relações Públicas na Escola Superior de Comunicação Social, e acaba por dividir grande parte do tempo entre faculdade, amigos, família e o blogue. Falando na primeira pessoa, estou naquela idade em que tenho de aproveitar ao máximo novas experiências e agarrar possíveis projectos, porque é agora que vou tendo tempo para investir em coisas que gosto. Adoro arranjar coisas novas para fazer, mesmo que me dêem trabalho, acho que é importante sairmos da nossa zona de conforto. Para além disso estou na cidade em que tudo acontece, Lisboa. Não vivo propriamente em Lisboa, mas considero-me alfacinha. É a minha cidade porque é onde passo muito mais tempo e sou uma apaixonada por todos os seus recantos.

O que a motivou a criar um blog?

Já criei o blogue há algum tempo e nessa altura não me lembro muito bem qual a minha principal motivação, mas respondendo no presente, a minha maior motivação é a da "partilha". Estou muito ligada às redes sociais e o blogue tornou-se um outro canal onde partilho tudo aquilo que mais gosto. A interação com outras pessoas é outra coisa que me tem motivado. Basicamente, a minha motivação está muito ligada ao mundo da comunicação, adoro comunicar com os outros!

Qual é a história por trás da escolha do nome do blog?

Ao contrário do que a maioria pensa, não é a história mais engraçada de sempre. Aliás, o blogue não começou com este nome, tinha até um outro nome, que passou a ser a alcunha de como alguns amigos me tratam - o que acho imensa piada. Mudei o nome para "A Rapariga do Vestido Amarelo" numa ideia de o poder tornar mais sonante. Já me perguntaram o porquê da cor do vestido, e acho que é mesmo por amarelo ser uma cor tão invulgar (eu própria não uso!).

O que espera alcançar com o blog?

Espero todos os dias alcançar novas metas não só a nível profissional como pessoal. O blogue é algo que me dá algum trabalho e a longo prazo adorava fazer disto vida, alimentá-lo de uma forma bem mais profissional, quase como uma marca. Claro que o reconhecimento do meu trabalho faz parte dessa meta, mas apesar de ainda ser um projecto muito pequeno, já fui abordada uma ou outra vez como a "Ana Correia do blogue". Adoro! Isso para mim é das melhores coisas que o blogue me tem trazido.

Pode partilhar connosco algo que a esteja a entusiasmar a breve prazo?

Por agora, tenho andado um pouco off do blogue, mais a meio gás. Mas para o próximo ano, e como eu acredito que todas as passagens para o novo ano trazem mudanças, quero tirar do papel algumas ideias. Acho que posso dizer que para breve vou voltar a fotografar para o blogue. Quanto ao resto, há sempre projectos com marcas a sugir! Acho que eu própria não sei bem o que virá, mas também gosto dessa surpresa.

 

Obrigado, Ana!

Meet the blogger: Joana Freitas

joana.jpgEsta semana, na nossa rubrica Meet the blogger, fomos conhecer a Joana Freitas, a autora do Moda & Style.

 

Quem é a Joana?

Quem sou eu… Ora bem, sou uma rapariga no auge dos meus (quase) 19 anos, estudante, blogger e com uma enorme vontade de concretizar tudo aquilo que almejo. Sou persistente, sonhadora (q.b), perseverante e luto por tudo aquilo que acho que vale a pena. Nascida e criada no Porto, vivo atualmente em Matosinhos, uma cidade maravilhosa com um cheiro a mar incrível.

 

O que a motivou a criar um blog sobre moda?

Não houve bem uma motivação para abrir o blog, aliás, como costumo dizer sempre, o blog surgiu quase como se de um acidente de percurso se tratasse. Na altura, em 2009, eu e mais duas pessoas que gostava muito decidimos, em tom de brincadeira (afinal, tínhamos idades entre os 11 e 12 anos), que abrir um blog seria engraçado. Às 19h do dia 18 de abril de 2009 lá estávamos com tudo pronto para iniciar o nosso blog aqui no SAPO. Entretanto, elas seguiram com as suas vidas, dedicaram-se a outros projetos de vida, e eu continuei até aos dias de hoje. Já lá vão quase 7 anos. 😊

 

Que tipo de posts mais lhe dão gozo fazer?

Amo escrever sobre qualquer coisa, não resisto a um bom desafio. Contudo, confesso que os posts que mais gozo me dão fazer são aqueles em que dou dicas para valorizar cada tipo de corpo e aqueles em que crio conjuntos para as mais diversas ocasiões explorando diferentes silhuetas, pois servem de inspiração para todas as mulheres que me seguem, desafiam a minha criatividade e, acima de tudo, mostram que todas, sem exceção, conseguem andar de acordo com as tendências independentemente das suas medidas.

 

O que gostaria de alcançar com o seu blog?

Eu costumo dizer algo em que acredito profundamente e que vai de acordo com aquilo que sinto em relação ao blog: os nossos sonhos tomam as proporções que lhes decidirmos dar. Creio que não existem impossíveis e que tudo se alcança com muita luta. Já que o blog começou de forma inusitada e que alcançou níveis que jamais imaginaria que iria atingir, creio que estou em condições de dizer que o céu é o limite, ou seja, quero ir o mais longe possível, incluindo, quiçá, conseguir tornar este projeto algo rentável e profissional.

 

Pode recomendar-nos outro blog no SAPO que siga?

Reparo que a comunidade de Bloggers no SAPO tem aumentado, algo que considero interessante, pois traz dinamismo aqui para o “nosso” bairro. Assim sendo, um blog que considero bem conseguido é o Manual da Moda, das manas Carla e Emília. Além de usarem o blog como ferramenta para exporem os artigos que comercializam na loja (que se localiza aqui na cidade onde vivo), as manas dão dicas e sugestões de looks deliciosos para todos os tamanhos. É um projeto interessantíssimo e que considero que todas devem seguir.

 

Obrigado, Joana!

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2006
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D