Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Comentários mais seguros e rápidos

30.06.15 | Pedro

Um blog não é feito apenas de posts, também vive dos comentários feitos pelos seus leitores. Sabemos o quão importante esse feedback é para a motivação de muitos dos nossos autores, pelo que esta manhã introduzimos algumas melhorias ao formulário de comentários que tornam mais seguro e fácil comentar um blog SAPO.

 

comentarios.jpg

 

A mudança mais visível é para os autores e leitores que queiram autenticar-se nos comentários. A partir de hoje, a autenticação passa a ser feita exclusivamente na página de login do SAPO. Deixa de ser possível inserir dados de login na página do post que queiram comentar. Esta alteração aumenta a segurança dos dados de sessão, que são processados em exclusivo e de forma segura pelo SAPO ID, e diminui a inconveniência que é repetir a autenticação em vários blogs.

 

captcha.jpg

Achamos uma seca obrigar alguém a "provar" que é humano para poder publicar um comentário, pelo que aproveitámos esta oportunidade para fazer algo em relação a isso. Não acabámos com o nosso CAPTCHA, que serve para diferenciar humanos de computadores programados para publicar SPAM, mas tornámo-lo mais inteligente, de maneira a aparecer menos vezes e a menos leitores sem baixar as defesas ao SPAM. Isto facilita a vida a qualquer leitor, autenticado ou não, que queira comentar um blog SAPO sem complicações.

 

Posto isto, estamos ansiosos por ler os vossos comentários, com as vossas sugestões e tudo o que acharem que pode melhorar a experiência de utilização do SAPO Blogs.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    MCV

    09.07.15

    Nâo vejo a estrela na área de edição de posts.
    A que é que isso se deve?
  • Imagem de perfil

    Pedro

    09.07.15

    Tal como referimos no post, esta funcionalidade só está disponível nos templates mais recentes (listados acima).
  • Imagem de perfil

    MCV

    09.07.15

    E, actualizando o template, perco ou não todas as modificações que fiz?
    Perdendo, será fácil recuperá-las?

    No template actual, não há outra forma de "congelar" um post por alguns dias?
  • Imagem de perfil

    Pedro

    10.07.15

    Bom dia,
    as modificações feitas ao template atual não são migradas para o novo template, mas pode sempre voltar a escolher o template atual, que não perderá nada (avise-nos por aqui se não conseguir depois encontrar o template antigo na lista de templates disponíveis).
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.