Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Vanessa Moreira

06.07.15 | Pedro

vanessa.jpg

Vanessa criou o nuages dans mon café em outubro do ano passado, mas já é uma cara familiar da comunidade. Colocámos-lhe cinco perguntas para a ficar a conhecer melhor.

 

A Vanessa apresenta-se como artista multimédia na sua bio. Quais são as suas ambições profissionais?

Quando entrei para o curso, achei que ao terminá-lo iria ter muitas saídas e arranjaria logo trabalho, aliás, isso é o sonho de qualquer estudante universitário, porém nada disso aconteceu. Neste momento encontro-me num estágio, que pouco tem a ver com a minha área, mas tento fazer algo à parte para poder divulgar o meu talento, digamos assim, acrescentando coisas novas ao meu portefólio e, possivelmente, ter futuros clientes. Julgo que as minhas ambições passam muito por aí, ter o meu próprio negócio ou conseguir um trabalho na área.

 

Porque decidiu criar um blog?

Na altura em que criei o blog necessitava mesmo de ter um escape à universidade e ao stress pelo qual estava a passar, por isso achei que a melhor forma de me distrair seria tendo um blog, onde pudesse falar do meu dia-a-dia, de mostrar as coisas que encontrava na internet, de dar opinião sobre qualquer coisa da actualidade, etc.. A partir do momento em que comecei a conviver mais com os outros blogs, foi como uma bola de neve e... aqui estou eu ainda.

Qual é o post mais comentado do seu blog até hoje?
O post mais comentado foi o Game of Thrones, why?, embora eu não ache que seja o melhor. Apenas dei a minha opinião sobre o último episódio da série e gerou-se uma conversa à volta disso e sobre verem ou não verem a série. Para mim, de entre os mais comentados, o melhor é sobre as coisas que eu não gosto de ver em blogs, onde deixei dicas de coisas que costumam tornar os blogs desinteressantes e que os bloggers poderiam pegar e melhorar o seu espaço, isto é, se concordassem com elas.

 

 

nuages.jpg

 

O Nuages já passou por vários designs. Quão importante é o design do blog para a sua motivação como blogger?

Bastante importante. Sou uma pessoa que está em constante aprendizagem, super curiosa por coisas novas e adoro inventar. Se tenho um espaço que é meu e não me sinto bem com ele, não faz sentido nenhum continuar a usá-lo. É igual a termos a nossa casa decorada de uma determinada forma e às vezes achamos que aquele objecto já não faz sentido nenhum estar naquela posição ou naquele lugar, então aí pegamos nele e mudamos de sítio para ficar ao nosso gosto. Aquilo que eu tenho notado quanto ao blog e às mudanças pelas quais ele tem passado é que cada vez está mais à minha imagem, pois reflecte os meus gostos, a minha maneira de ser e aquilo que eu gosto de fazer. Essas mudanças fazem-me ganhar motivação que certamente não teria se tivesse o mesmo design do início.

 

"É tão mau gostar do conteúdo de um blog e ele ter um design que varia entre o rosa e o azul fluorescente"

Em termos de design, existe alguma coisa que a faça desistir de ler um blog?

Quando fiz o post sobre as coisas que eu não gosto de ver em blogs, houve quem nunca tivesse reparado que tinha essas coisas e que isso afastava as pessoas, foi algo que me fez pensar sobre os nossos próprios gostos e o que os outros acham deles. Aquilo que mais me faz desistir de um blog é o design. É tão mau gostar do conteúdo de um blog e ele ter um design que varia entre o rosa e o azul fluorescente ou ter links desses no meio dos textos ou simplesmente ter um template que vinha assim, fica assim e nem se dão ao trabalho de o cuidar. Aí, por muito bom que seja o conteúdo, acabo por perder completamente o interesse de o ler, porque não tenho olhos para aguentar aquelas cores e até certo ponto acaba por ser incomodativo quando a imagem total do blog não mostra cuidado nem amor por aquele espaço. Nisto da blogosfera, a imagem mostra imenso sobre nós e se queremos que as pessoas se lembrem de nós, deveremos ter uma imagem no nosso espaço que marque pelos bons motivos, o que não quer dizer que tenhamos de ter algo elaborado, mas pequenas e simples mudanças fazem a diferença.

 

Obrigado Vanessa!

37 comentários

Comentar post