5 dicas para blogs SAPO
Algumas dicas que podem ajudar a tornar os vossos blogs mais rápidos, mais fáceis de descobrir e de comentar.
1. Desativar o anti-spam dos comentários.
É menos um passo necessário para comentar o blog. Esta funcionalidade existe para prevenir ataques automáticos de SPAM, mas é apenas uma das nossas defesas contra o SPAM, pelo que é seguro desativá-la ou alterar a sua utilização.
Como: Dirija-se ao menu Definições, à opção Comentários e desative o Anti-Spam.
2. Dê um título ao blog.
Um título ajuda a identificar melhor os blogs nas pesquisas. Alguns utilizadores não colocam o título na Configuração por acharem que depois não podem evitar com que apareça por cima das imagens de cabeçalho, mas é possível esconder o título na Personalização Intermédia.
Como: para definir o título do blog, é preciso passar no menu Definições e depois Configuração. Na Personalização Intermédia, logo no primeiro separador, pode ainda esconder o título no cabeçalho do blog (mesmo escondido, continua a ser útil).
3. Reduza o número de posts na página inicial do blog.
As nossas recomendações são de cerca de 10-20 posts por página, se o blog não tiver muitas fotos ou vídeos, e 10 posts, no máximo, se tiver.
Como: basta ir à Personalização Intermédia, e logo no primeiro separador, definir o número de posts que aparecem na página inicial.
4. Escolha bem os componentes externos de que precisa
Muitos widgets externos tornam o blog mais lento e aproveitam-se de estar instalados na página para abrir janelas com publicidade.
Se o seu blog alguma vez abriu uma janela de publicidade, verifique os plugins/widgets externos que tiver instalados no blog. Os contadores de visita, especialmente, são conhecidos por terem este comportamento. Experimente a nossa página de Estatísticas, que dispensa instalação e lhe fornece dados sobre as visitas feitas ao seu blog.
5. Já experimentou a borracha do editor?
Se tem problemas com a formatação dos posts, isto é, com os tipos e tamanhos de letra que aparecem nos posts, utilize a borracha do editor para apagar qualquer formatação que venha de outro sítio.
Se costuma escrever os seus posts no Word ou copiá-los de outros sítios, pode ainda utilizar as opções de "Colar como texto não-formatado" e "Colar do Word".
Que outras dicas ou conselhos de utilização dariam?