Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Gestão das tags

22.03.10 | Pedro Neves

Basta clicar na opção Tags, no menu Gestão, para aceder à área de gestão das Tags, onde é possível Editar, Fundir e Apagar todas as tags utilizadas num blog do SAPO.

 

 

Esta funcionalidade é útil para quem pretende editar ou apagar tags utilizadas em muitos posts (demasiados para poder editar um a um).

 

Podemos Editar qualquer tag clicando na palavra ou expressão.

Cada tag mostra o número de posts em que foi utilizada. Clicar no número de posts leva-nos para a listagem desses posts (onde podem ser editados ou apagados).

 

Fundir permite-nos juntar pelo menos duas tags numa só. Por exemplo, se quisermos juntar "música" e "músicas" numa única tag, só temos que seleccionar as caixas à esquerda das respectivas tags e clicar em Fundir. A seguir o editor pergunta-nos de que maneira queremos fundir as duas tags, e aí podemos dizer que queremos que estas tags passem a aparecer apenas como "música" (podíamos fundi-las como qualquer outra tag).

 

Para fundir duas ou mais tags que não estão na mesma página basta editar as tags para ficarem com o mesmo nome, ou então alterá-las de maneira a que fiquem com nomes parecidos (de maneira a ficarem na mesma página, caso estejam ordenadas alfabeticamente).

 

Depois, podemos Apagar qualquer tag, sem ter de ir post a post.

 

Por fim, importa mostrar as maneiras como podemos ordenar a listagem das tags: alfabeticamente ou pelas mais utilizadas.

 

Avisem-nos nos comentários se encontrarem alguma dificuldade.

 

Esperamos que gostem.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    MC

    23.03.10

    já descobri o primeiro bug (usando friefox 3.5.8. em linux) ao fundir várias tags: se as tags a fundir estão na mesma página, tudo funciona bem.
    se são tags de páginas diferentes (eu por exemplo tenho 12 páginas com tags), e estando AMBAS seleccionadas então recebo a mensagem "Tem  que escolher no mínimo 2 tags para fundir." Quando volto às páginas das tags seleccionadas, a selecção já foi anulada.
  • Imagem de perfil

    Pedro Neves

    23.03.10

    Sim, essa é uma limitação da área de gestão. Mas é fácil dar-lhe a volta: basta editar a segunda tag para que uma palavra parecida com a primeira tag. Assim, se a listagem estiver ordenada alfabeticamente, elas devem ficar na mesma página e já se torna possível fundi-las.
  • Imagem de perfil

    MC

    23.03.10

    exacto! já tinha pensado nisso e já estava a usar o truque :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.