Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

5 coisas sobre o novo editor

13.04.10 | Pedro
Agora que passámos a fase crítica do novo editor, em que andámos ocupados a corrigir bugs e pequenas falhas, é uma boa altura para fazer a sua apresentação e de algumas das novidades.
Antes disso, porém, alguns utilizadores vão gostar de saber que já alterámos a ordem das imagens no separador do SAPO Fotos. As imagens mais recentes enviadas para o SAPO Fotos passam a aparecer em primeiro lugar nesse separador.

1. Mais espaço


Quem gosta de escrever mais ou faz grande utilização de imagens tem mais espaço para editar o post. A área de edição ganhou mais espaço e tem agora o dobro do tamanho da anterior.

E, para quem precisa, pode ficar ainda maior. A altura da janela é flexível, pelo que basta arrastar o canto inferior direito da janela de edição para aumentar ou diminuir a sua altura (o editor memoriza a alteração, pelo que só tem de fazer isto uma vez).

 


2. Prefere o Editor de HTML?


O editor avançado oferece muitos atalhos para realizar alterações rápidas ao texto, sem precisar de saber HTML. Mas alguns utilizadores fizeram-nos saber como preferem escrever os textos directamente no editor de HTML, sem distracções. Para quem prefere escrever no Editor de HTML, a nova janela de edição memoriza a preferência e volta a abrir o editor sempre nesse modo de edição.

 

O Editor de HTML tem a vantagem de ser mais rápido ao abrir, visto que não tem botões nem realiza algumas das funcionalidades do editor mais avançado.

 

3. Menos distracções



Para quem gosta de escrever com menos distracções, reduzimos o número de opções visíveis na barra de edição. Para quem não passa sem todas essas opções, basta clicar em "Mais opções" e o editor memoriza essa opção (volta a abrir o editor com todas as opções visíveis).

4. Alinhamento e tamanho dos vídeos

No antigo editor, era necessário usar o editor de HTML para alinhar e redimensionar os vídeos.
O novo editor passa a disponibilizar essas opções no momento de inserção de Vídeo (clicando no botão "Vídeo").

5. Nova janela de upload de imagens



Ainda estamos a colmatar algumas falhas com a nova janela de upload de imagens, mas tornámos o processo mais rápido e óbvio para quem quer fazer o upload de imagens para o blog:

- mudámos a ordem dos separadores, e colocámos em primeiro lugar aquele que é mais utilizado pelos utilizadores (o upload feito directamente a partir do computador);
- depois do envio da imagem, todas as opções aparecem no mesmo separador: o link da imagem, o texto alternativo, alinhamento, espaçamento e tamanho;

 

O redimensionamento da imagem é a funcionalidade que tem causado mais confusão e continuamos a fazer alterações a essa área com base no vosso feedback.
Alguma da confusão deveu-se às novas opções de "tamanho" das imagens.

A imagem original não é redimensionada, e fica no seu tamanho original, desde que não exceda as dimensões do Tamanho escolhido.
O importante é seleccionar a opção mais adequada ao tamanho aproximado da imagem. A imagem só é redimensionada pelo SAPO Fotos quando esta excede o tamanho usado como referência.

 

Por exemplo, se a imagem for pequena, mas não ultrapassar os 260px por 260px, ela é inserida no post nas suas dimensões originais. Se a imagem exceder os 260px por 260px, devemos usar o tamanho Médio ou Grande.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.