Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Conteúdo malicioso

25.09.11 | Pedro

 

Pergunta: Ao abrir a página do meu blog, surge um alerta de "conteúdo malicioso". O que se passa?

Resposta: O alerta é ativado pelo seu navegador (Chrome, Firefox, etc), que compara os endereços das páginas que visita contra uma lista de sites perigosos da Internet.

 

Como é que o meu blog foi parar a essa lista de sites perigosos?

Se o seu blog tiver imagens alojadas num domínio considerado perigoso, isso basta para que o seu blog também seja considerado perigoso. Pode tratar-se de uma imagem, script ou do código de algum serviço externo que esteja instalado no blog.

 

O domínio dessa imagem ou serviço pode ter sido infiltrado por alguém com más intenções e estar a propagar conteúdo malicioso, daí ser considerado perigoso. Serviços de contadores de visitas são especialmente vulneráveis a ataques, por se tratarem de serviços muito utilizados e que obrigam à instalação de códigos de HTML nas páginas dos blogs.

 

Como posso tornar o meu blog seguro novamente?

Na mensagem de alerta é referido normalmente o domínio que é considerado perigoso. Reveja os seus componentes, na Personalização Intermédia, e verifique se tem alguma referência a esse domínio. Apague o código ou imagem que lhe estiver associado.

 

Na dúvida, remova quaisquer códigos provenientes de serviços externos que tenha instalados na Personalização Intermédia ou nos Widgets.

 

Os computadores dos meus visitantes correm perigo ao visitar o meu blog?

Na maioria dos casos, o risco real é reduzido, devido aos mecanismos de segurança dos navegadores, mas não deve ignorar este alerta, até porque a maioria dos visitantes tende a seguir a recomendação de não visitar a página afetada.

 

Depois de apagar do seu blog o conteúdo considerado perigoso, avise os seus visitantes que é seguro ignorar o aviso e que este deve desaparecer nos próximos dias.

 

Já apaguei o código/imagem em causa, mas o alerta ainda não desapareceu.

O alerta não é imediatamente retirado, pois a lista de sites perigosos demora alguns dias a ser atualizada e outros tantos até os vários navegadores desligarem o alerta.

 

Pode, todavia, apressar o processo, seguindo as instruções abaixo.

 

1. Certifique-se de que apagou o conteúdo considerado perigoso (uma imagem num  post ou código na Personalização Intermédia)

2. Visite a página StopBadware (que em conjunto com o Google, gere a lista de sites perigosos na qual se baseiam os alertas)

3. Na página acima, introduza no campo "Website URL" o endereço do blog em questão

4. Se o status do blog aparecer a amarelo ou vermelho, clique no endereço do blog e depois no link Request an independent review of data providers' findings (precisa de preencher uma ficha com o seu e-mail para finalizar este pedido)

5. Aguarde que o StopBadware faça uma nova indexação da sua lista de sites perigosos

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.