Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Os destaques

08.01.12 | Pedro

(post publicado originalmente em 08/11/2013)

O que são os destaques do SAPO Blogs?

Todos os dias são publicados milhares de posts (textos, imagens, vídeos, etc) em blogs alojados no SAPO. Diariamente fazemos uma pequena seleção desses posts na nossa homepage. São as nossas sugestões de leitura e um ponto de partida para descobrir a nossa comunidade.

Pode consultar e pesquisar o arquivo dos nossos destaques no blog Destaques.

Os destaques de blogs na homepage do SAPO são feitos pela equipa editorial do SAPO e não dependem da equipa dos Blogs.

Como encontram e escolhem os posts para destaque?

Os destaques são feitos pela equipa do SAPO Blogs, mas estão abertos à participação da comunidade. Se conhece um ou mais blogs que gostaria de ver destacados, deixe-nos as suas sugestões nos comentários deste blog.

Alguns dos blogs que destacamos já seguimos diariamente, outros descobrimos através das tags e da pesquisa. Tentamos escolher posts que façam ligação aos temas da atualidade, mas não só. Uma história bem contada, ou uma receita de chocolate, merece sempre a nossa atenção :)

 

Existe alguma coisa que impeça um post/blog de ser destacado?

Além de não o termos encontrado ou de não estar alojado no SAPO (sim, acontece recebermos sugestões de blogs alojados noutras plataformas), não destacamos posts e blogs que:

- apelem à violência;

- apresentem conteúdos apenas para adultos (os conteúdos destacados devem poder ser vistos por qualquer pessoa, incluindo crianças);

- se limitem a copiar conteúdos de terceiros, sem atribuição (autoria e link para a origem);

- tenham vídeos/sons a tocarem automaticamente (por consideração a quem consulta os nossos destaques), sendo que nem sempre nos damos conta desta situação;

- ativem janelas de publicidade (dentro ou fora da página); alguns contadores e widgets causam estas publicidades, por isso tenha atenção a estes serviços externos;

- tenham fraca legibilidade (textos escritos em cima de imagens de fundo ou numa cor com pouco contraste);

 

Existe alguma coisa que ajude o meu post/blog a ser destacado?

Sim, tags! É através das tags que descobrimos os posts sobre os temas do dia e não só. Use tags que sejam relevantes para o conteúdo em causa.

Por exemplo, durante a semana da ModaLisboa, é mais fácil encontrarmos posts sobre esse tema indo ver os posts que usaram a tag ModaLisboa. Podemos e destacamos posts sem tags, mas a sua utilização ajuda leitores como nós a encontrarem posts por tema.

Dica: uma das nossas tags favoritas é chocolate..

 

Acabei de ler um post que merecia ser destacado. Como posso sugeri-lo?

Como referimos acima, envie-nos o endereço do post através dos nossos comentários. É assim tão simples.

 

Vi um post em destaque com o qual discordo em absoluto. Porque o destacaram?

Sabemos que qualquer acontecimento ou questão tem sempre dois lados, às vezes três, quatro, cinco e por aí fora. É por isso que tentamos sempre destacar perspetivas diferentes sobre o mesmo assunto. Claro que isso nem sempre é possível de fazer imediatamente, na mesma hora ou até dia (depende sempre dos posts já publicados sobre o assunto e da altura em que os encontramos).

Além disso, importa notar que não concordamos com todas as opiniões que destacamos, mas talvez por isso mesmo não devemos deixar de as destacar.

Na dúvida, não deixe de nos sugerir outra perspetiva sobre um assunto.

 

Destacam sempre os mesmos blogs?

Destacamos diariamente pelo menos 5 posts de blogs diferentes. Isso significa que, numa semana, destacamos 25 posts. Num mês, são pelo menos 100 destaques. É possível que alguns destes sejam de blogs repetidos, mas tal não é intencional nem expressivo em termos quantitativos.

Como dizemos acima, tentamos destacar a maior diversidade possível de autores (por vezes, em blogs coletivos), mas somos humanos e é inevitável que os destaques reflitam, até certa medida, as nossas leituras diárias.

Uma forma de nos ajudar a fazer melhor é deixar-nos as suas sugestões.

 

Notificam os autores dos posts de que foram destacados?

Não, nem é preciso. Sempre que fazemos um destaque, o autor do post em causa recebe uma notificação automática na sua área de gestão (na página Reações).

 

Apagam destaques?

Não, apenas a pedido dos autores dos posts/blogs destacados.

 

Continuo a ter a minha opinião em relação aos vossos destaques.

Os nossos destaques são uma pequena amostra da montanha de conteúdos de qualidade que são publicados diariamente em blogs SAPO. Pela sua própria natureza, não é possível agradar a todos, mas é por isso que pedimos e contamos com as sugestões e feedback da comunidade.

Se tem uma opinião ou sugestão para destaque, queremos ouvi-la (ou lê-la). Deixe um comentário a este post ou ainda no nosso post anterior sobre os destaques.

255 comentários

Comentar post

Pág. 1/24