Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Destaques

28.09.06 | jonasnuts
Há pouco, num dos comentários, perguntavam-me quais eram os critérios usados para destacarmos Blogs, já que a página de destaques já está (finalmente) a funcionar.

Pertinente.

Há conceitos subjectivos, e são incontornáveis e não se conseguem explicar. Porque é que gostamos mais do azul que do amarelo? (ou vice-versa). Não se explica, e como nós aqui deste lado somos humanos, temos gostos que vão certamente influenciar os Blogs a destacar.

Mas também há questões objectivas, essas sim, mais fáceis de explicar. Assim, independentemente de questões subjectivas, um Blog terá de reunir pelo menos algumas das seguintes características, para ser destacado:

1 - Ter actualizações periódicas.  Não é necessário que seja actualizado todos os dias, mas tem de ter posts recentes - são raras as ocasiões em que faz sentido destacar um Blog que deixou de ser actualizado.

2 - Salvo liberdades "poéticas" tem de usar correctamente a língua portuguesa. Um Blog com erros de ortografia sistemáticos não é destacado (assim como assim temos corrector ortográfico).

3 - Uma vez que vai estar disponível numa página do SAPO, os conteúdos dos Blogs a destacar têm de poder ser vistos por qualquer pessoa incluindo crianças). Isso deixa de fora alguns Blogs que, embora com qualidade, não podemos destacar. (Talvez consigamos encontrar uma solução para esta questão, mais tarde).

4 - Tem de ser original. Original no sentido de ter conteúdos próprios. Não destacaremos Blogs que apenas resumam conteúdos de terceiros.

5 - Por último, as regras do bom senso. Blogs violentos (ou que apelem à violência), com imagens chocantes, insultuosos, etc. não serão destacados.

Depois entra o nosso gosto pessoal, neste caso específico e para já, o meu gosto pessoal :)

Mas, como sempre, isto é mais ou menos uma democracia.
Têm sido dadas aqui sugestões tão interessantes que seria pateta excluir-vos desta questão.

Venham daí as vossas sugestões de Blogs a destacar :)

3 comentários

  • Imagem de perfil

    jonasnuts

    29.09.06

    O SAPO é o portal da "portugalidade", por isso mesmo somos particularmente sensíveis às questões da língua portuguesa. Disponibilizamos corrector ortográfico quer nos posts quer nos comentários, e nos destaques que fazemos, esse é um dos nossos critérios.

    Mas também acreditamos na liberdade de expressão, e se há quem queira expressar-se dessa forma, não vamos obviamente impedir ou de alguma forma limitar esses autores :)
  • Imagem de perfil

    floreca

    29.09.06

    Não me fiz entender ou talvez não me tenha expressado da melhor maneira (deve ter sido por estar ainda a dormir...).
    Apesar da forma como escrevem, acho muito bem que os miúdos deitem para fora o que lhes vai na alma, que ocupem tempo nos blogs em vez de o fazerem noutros locais.
    Não quis, de maneira alguma, insinuar que se deve impedi-los de o fazer.
    Acho que sim, que é importante mostra-lhes que escrever daquela forma os vai prejudicar ao longo da vida, por mais que os miúdos achem que sabem escrever em condições quando necessário.
    Eu confesso que, quando entro num blog onde se escreve desta forma, nem sequer tento ler.

    Hj fikei a tarde na exkola ok tive apoio de matematica e ate foi fixe por menos rexebi um elogio da pexxoa k kurtia rexeber k e do rpaz k eu goxto..
    Ele no outro dia tinha me dito pa eu anadar de cabelo xolto entao eu dexidi k hj ia andar com cabelo xolto e dpoix do apoio de matematica foi ao caxifo com i«uma miga minha kd viemox ficamox a converxar ele paxou por mim e dixe me vex komo ficas mais bonita kom o cabelo xolto fikei tao contente por menos reparou em mim ker dizer ele ate repara pk eu n o conhexo max ateele fala baxtante comogo..
    E depoix tive kuase a konhexelo max komo ele ja tinha entrado pax aulas n xeguei a konhexo lo pode xer k amanha konhexa o..
    (exemplo tirado já nem sei bem de onde)

    Espero ter esclarecido o meu ponto de vista.
    Eu sei que "quem não gosta, não come" e é isso que eu faço. Se entro num blog que não me agrada, não volto lá.
    Como educadora que sou, custa-me ver a net cheia de textos destes e pouco conseguir fazer.
    Se calhar até estou errada, mas acho que é preciso mudar esta tendência. Não à força, que os miúdos reagem mal dessa forma, mas mostrando-lhes o mal que daqui pode advir.

    Boa noite, bom fim de semana :-)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.