Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Como optimizar um blog para os motores de busca (parte 3)

18.09.07 | Pedro

Esta é a terceira parte da nossa série de posts dedicados à divulgação e optimização dos blogs para os motores de busca.

A primeira parte encontra-se aqui e a segunda aqui.

5. Coloque-se no lugar de alguém que quer encontrar o seu blog

Que termos de pesquisa utilizaria para encontrar o seu blog? Pense nas palavras que utilizaria para chegar até ao seu blog e certifique-se de que estes termos já se encontram na sua página (no título, na descrição, nuvem de tags, etc). Tente encontrar blogs interessados pelos mesmos temas e ver como estes estão organizados.

Alguns "nichos" temáticos, como os blogs dedicados à tecnologia, encontram-se agregados em Planetas (PrintScreen, Planeta Geek, TubarãoEsquilo são alguns exemplos). Apesar de continuarem a existir individualmente, o conteúdo de vários blogs é agregado numa única página. Cada planeta faz uma selecção dos blogs que agrega, mas estes são bons sítios para encontrar blogs interessados nas mesmas coisas.

6. Pesquisar por blogs

Uma das formas cada vez mais utilizadas pelos internautas para descobrirem blogs, é através dos motores de busca especialmente dedicados à blogosfera. Não custa, portanto, familiarizar-se com estes serviços.

Motores de busca dedicados aos blogs, como o Technorati, tornaram-se ferramentas indispensáveis para quem precisa de pesquisar o universo dos blogs. Ao contrário dos motores de busca normais, a ênfase dos resultados destes serviços é colocada na data em que os conteúdos foram publicados.

A título de exemplo, se pesquisar no Sapo por Flores, obterá resultados que dizem respeito às páginas mais relevantes com esse termo, como sejam lojas virtuais de flores. Se fizer a mesma pesquisa no motor de busca de blogs do Sapo, é conferida prioridade aos blogs mais recentes que referem essa palavra.

Em suma, são motores de busca especialmente adaptados aos blogs e ao seu ritmo de actualização.

(continua aqui)

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    18.09.07

    O sapo fotos anda com alguns problemas?????? Ontem e hoje as fotos aparecem metade delas as vezes nem isso
  • Imagem de perfil

    Pedro

    18.09.07

    Sim, tem existido algum instabilidade no serviço das Fotos. Em princípio, será algo sempre esporádico e temporário. Pedimos desculpa pelo incómodo.

    Em caso de problemas menos temporários, pode consultar o blog oficial do Fotos: http://fotos.blogs.sapo.pt/
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.