Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Como optimizar um blog para os motores de busca (parte 3)

18.09.07 | Pedro Neves

Esta é a terceira parte da nossa série de posts dedicados à divulgação e optimização dos blogs para os motores de busca.

A primeira parte encontra-se aqui e a segunda aqui.

5. Coloque-se no lugar de alguém que quer encontrar o seu blog

Que termos de pesquisa utilizaria para encontrar o seu blog? Pense nas palavras que utilizaria para chegar até ao seu blog e certifique-se de que estes termos já se encontram na sua página (no título, na descrição, nuvem de tags, etc). Tente encontrar blogs interessados pelos mesmos temas e ver como estes estão organizados.

Alguns "nichos" temáticos, como os blogs dedicados à tecnologia, encontram-se agregados em Planetas (PrintScreen, Planeta Geek, TubarãoEsquilo são alguns exemplos). Apesar de continuarem a existir individualmente, o conteúdo de vários blogs é agregado numa única página. Cada planeta faz uma selecção dos blogs que agrega, mas estes são bons sítios para encontrar blogs interessados nas mesmas coisas.

6. Pesquisar por blogs

Uma das formas cada vez mais utilizadas pelos internautas para descobrirem blogs, é através dos motores de busca especialmente dedicados à blogosfera. Não custa, portanto, familiarizar-se com estes serviços.

Motores de busca dedicados aos blogs, como o Technorati, tornaram-se ferramentas indispensáveis para quem precisa de pesquisar o universo dos blogs. Ao contrário dos motores de busca normais, a ênfase dos resultados destes serviços é colocada na data em que os conteúdos foram publicados.

A título de exemplo, se pesquisar no Sapo por Flores, obterá resultados que dizem respeito às páginas mais relevantes com esse termo, como sejam lojas virtuais de flores. Se fizer a mesma pesquisa no motor de busca de blogs do Sapo, é conferida prioridade aos blogs mais recentes que referem essa palavra.

Em suma, são motores de busca especialmente adaptados aos blogs e ao seu ritmo de actualização.

(continua aqui)

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Neves

    21.09.07

    Bom dia Ed,

    Pode dar-nos mais algumas informações sobre o ambiente em que está a utilizar os Blogs do SAPO (sistema operativo e navegador)?
  • Sem imagem de perfil

    Gatopardo

    21.09.07

    Olá de novo, Pedro...
    Pá, tou-me a passar da marmita...Por momentos, ainda pensei que fosse um problema qualquer com o "Gato Pardo", mas já me dei conta que os outros blogs dos quais sou colaborador estão com o mesmo problema...Já apaguei tudo o que era ficheiros temporários da internet do Internet Explorer...Já limpei a bicharada toda que andava por aqui no pc...Já estou parco de ideias...HELP!
    Um abraço.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts

    21.09.07

    Olá Gatopardo.

    O Pedro, que é jovem, numa sexta-feira à noite deve estar a fazer o que fazem os jovens da sua idade, que é sair para curtir. Caso contrário, estará em casa a curar o resto de gripe que andou a espalhar pelo SAPO durante o final desta semana.

    Portanto, aparentemente, resto eu.

    Tenho duas propostas. Uma para resolver a situação do post em causa (sem ter que o perder), que passa por lhe pedir para me enviar o texto por mail, que eu publico no seu blog, assinado por si, direitinho (o endereço de mail para onde pode enviar o texto e a descrição de como quer o post é o sugestoes.blogs@mail.sapo.pt).

    A segunda proposta é um pouco mais radical e, penso, resolve o problema de forma mais definitiva. Porque é que não usa outro browser, o Firefox, por exemplo? Se essa for uma opção, pode fazer o download neste link: http://www.mozilla.com/en-US/firefox/

    De caminho, e se tiver problemas com o seu cliente de mail, sugiro-lhe que experimente o Thunderbird :)

    Diga-me qualquer coisa, que eu estou por aqui.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.