Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Ideias para melhorar o ambiente

15.10.07 | Pedro
Hoje é Blog Action Day, dia em que milhares de blogs à volta do mundo, incluindo Portugal, estão a escrever sobre o ambiente - e o Blog dos Blogs não falta à chamada (podem ler mais sobre a iniciativa e a nossa participação aqui). A dimensão dos problemas ambientais é intimidante, mas isso não nos deve fazer desistir de tentar contribuir para um ambiente mais limpo e saudável. Esta iniciativa serve precisamente para isso, para nos lembrar que tudo começa por uma mudança de atitude.

Podem acompanhar o que outros blogs do SAPO estão a escrever sobre o ambiente, através da tag blogactionday. Para já, gostei de ler "pequenos actos que podem mudar o mundo...", publicado no antítese.

Eis mais alguns desses "pequenos actos":

Poupar energia
- Trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos energia e duram até dez vezes mais.
- Optar por electrodomésticos com o selo da Energy Star, que recomenda aparelhos eficientes em termos energéticos.
- Reduzir os gastos de electricidade (desligar a luz sempre que se sai da sala, não deixar aparelhos ligados em modo stand-by, retirar o carregador do telemóvel da tomada quando não estiver a ser usado, etc).

Reduzir emissões
- Andar mais vezes de transportes públicos.
- Organizar um esquema de partilha de carro com outras pessoas que façam o mesmo trajecto diário de casa para o trabalho.
- Quando parar por mais de dois minutos no trânsito, desligue o motor do seu carro.

Poupar água
-
Coloque uma garrafa de água de litro e meio dentro do depósito do autoclismo. Assim poupará entre quatro a oito litros de água por dia.
- Instale um temporizador na casa-de-banho para controlar o tempo passado no duche.
-
Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba.

Reciclar
- Separe o lixo e recicle o maior número possível de materiais.
- Dê preferência à utilização de produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis que contenham clorofluorcarbonetos (CFC).
- Opte por pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema.

Fontes:
- WWF
- Ar Livre
- An Inconvenient Truth

30 comentários

Comentar post