Feedburner hack (sort of…)
Então, quando os visitantes clicavam no icon do RSS na barra de endereços, subscreviam os feeds gerados automaticamente pelo SAPO e não aqueles que eu queria. Para tentar dar a volta a essa situação, coloquei na sidebar botões para subscrever os feeds correctos, mas mesmo assim notei que os números que estava a receber não eram os reais...entretanto apareceu uma solução (..ou quase).
Como eu sei que andam por aí utilizadores dos blogs do SAPO que querem implementar o Feedburner e não conseguem, podem tentar a solução que me foi proposta, e que consiste em usar javascript que redirecciona os links dos feeds.
Existem duas formas de fazer isto. A forma mais fácil resume-se a copiar o pedaço de código que se segue, e colocar nos componentes do blog, de preferência no primeiro.
<script type="text/javascript">
rss = document.getElementsByTagName('link');
for(i=0; i<rss.length; i++){
if(rss[i].type.match('rss') || rss[i].type.match('atom')){
rss[i].href='http://feeds.feedburner.com/vosso-feed/';
}
}
</script>
O único senão é que nem sempre funciona, pois por vezes os componentes demoram algum tempo a carregar ou coisa assim..
A outra solução é bem mais complicada, envolve terem que ir à personalização avançada, e fazer alterações no código do layer do template, que tem que ser duplicado (caso ainda não o tenham feito)... Mas se mesmo assim quiserem tentar, enviem-me um mail [imsc arroba sapo ponto pt] que eu mando-vos a solução passo-a-passo (incluindo duplicar o template).
Isto só funciona via browser e foi testado em três browsers, Firefox, Internet Explorer 7 e Safari.
Funcionou bem nos dois últimos, pois estes só mostram o icon do feed na barra de endereço depois do blog carregar na totalidade, e o javascript consegue passar por cima dele. Já o Firefox tem um funcionamento diferente, mostra o icon assim que a página começa a carregar, o que vai invalidar a hack..
É certo que vão continuar sem saber quantas pessoas subscreverem entretanto o vosso blog com os feeds do SAPO, mas depois de implementarem isto, parte delas passa a susbcrever utilizando os feeds do Feedburner :)