Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

A rentrée nos blogs

Fomos saber como três autoras planeiam o mês de setembro

02.09.19 | Pedro

agenda.jpg

Há qualquer coisa de especial no mês de setembro. Pode ser a energia renovada durante as férias ou então a promessa de novos inícios. Seja o que for, é mais uma oportunidade para fazer planos e sair da rotina. Para recolher alguma inspiração, fomos saber como três autoras do SAPO Blogs encaram a rentrée e que planos têm na agenda.

carolina.jpg

Há oito anos que a Carolina faz do seu blog um exercício de escrita e um diário aberto a quem queira acompanhar as suas descobertas e conquistas pessoais.

isa.jpg

 

A Isa foi uma das primeiras pessoas em Portugal a criar um blog e já fez parte da equipa (foi a designer que assinou a gestão e página de entrada do Blogs). O seu blog é um roteiro para desfrutar da vida ao máximo.

rita.jpg

A Rita faz do seu blog um caderno de escrita, marcado por viagens, conversas e ideias que saltam para a vida real, como o Uma dúzia de livros, o seu clube de leitura.


Fazes algum tipo de planeamento mensal?

Carolina: Ao ní­vel do blog não faço um planeamento rí­gido, a menos que existam datas especiais que queira assinalar e os posts tenham mesmo de sair naquele determinado dia. O meu objetivo sempre foi escrever todos os dias mas nesta fase da minha vida não consigo fazê-lo, por isso já fico feliz se for dia-sim, dia-não - e tento arranjar tempo para o fazer, sabendo que se não escrevi num dia, convinha escrever no outro. Uso duas ferramentas que me ajudam a cumprir minimamente com o meu plano: a primeira é a minha agenda, que anda sempre comigo, e onde aponto (para além dos afazeres da minha vida) todos os temas sobre os quais quero escrever; a segunda é um planeamento semanal de algumas das minhas rubricas, que não é rí­gido, mas que me ajuda a cumprir o objetivo da regularidade nos posts. As "reviews da semana" saem normalmente às quartas-feiras, os "menus de fim-de-semana" às sextas e as cartas saem ao domingo.

Isa: A nível pessoal, não faço planeamento mensal, do tipo ter rotinas ou tarefas para fazer em determinada altura no mês. Não planeio compras, nem refeições, nem limpezas ou outras tarefas, e pagar contas é o banco de trata disso. Uso o calendário apenas para não deixar escapar compromissos ou prazos de algum assunto esporádico que tenha que tratar. De resto, deixo as coisas acontecerem ao ritmo delas.

No entanto, tenho uma espécie de planeamento contínuo, ou seja, tenho várias ToDo lists, onde vou colocando as tarefas e assuntos a tratar, mas sem datas associadas. Diria que funciono melhor com checklists do que com agendas.

A nível profissional, costumo trabalhar por prazos, que variam consoante os projectos. Quando estou a trabalhar em vários ao mesmo tempo, também recorro às checklists para me orientar. Há qualquer coisa de gratificante em riscar tarefas de listas. Obviamente, também existe o calendário para reuniões, pontos de situação, datas limite, etc, mas serve mais para informar do que planear.

Rita: Para organizar tudo o que tenho que fazer na vida, a minha agenda e um calendário que temos na cozinha é essencial. Anoto lá tudo para ter uma visão geral de tudo o que vai acontecer. No blog, depende dos conteúdos. Há alguns que se repetem mensalmente numa data mais ou menos fixa - “verbo para o mês” e “Dividimos a Conta, por exemplo - e esses consigo planear mensalmente. Os restantes vou planeando de uma semana para a outra, conforme vá tendo temas para falar - se visitar um novo restaurante, terminar um livro ou visitar um novo sítio.

 

A rentrée pode ser vista como uma segunda oportunidade, depois do início do ano, para fazer um balanço do ano até aí e recalibrar objetivos. Como é que encaras esta altura do ano?

Carolina: Para mim esta é A reentré. Janeiro só é o início do ano no calendário, para mim Setembro é realmente a altura de fazer as coisas mudar, até porque vimos com as energias renovadas das férias. Gosto sempre de aproveitar esta altura para rever os meus objetivos para o ano e alinha-los com aquilo que tenho (ou não tenho) feito até aqui, de forma a mudar (ou não) a minha forma de atuar. Normalmente é também a altura de me atirar a novos projetos - este ano tenho vários em mente, mas ainda me falta aquele "bocadinho assim" para me aventurar. 

Isa: Há muito que deixei-me disso, de traçar objectivos por ano, e a rentrée tem pouco significado para mim (team 1 de janeiro he he he). No entanto levo com a rentrée dos outros por tabela, que geralmente a malta regressa das férias de verão, cheia de ideias e com pica para trabalhar, porque o final do ano está aí ao virar da esquina. E recomeçam as aulas, e o trânsito aumenta, e depois de dois meses a meio-gás, é tramado voltar à algazarra habitual.

Rita: É a época de que mais gosto! Em miúda amava o regresso às aulas, comprar o material escolar e explorar os livros mesmo ainda estando de férias. Mesmo que agora trabalhe, continuo a encarar Setembro como o início de um novo ano, até porque é o mês do meu aniversário. Já explorei um bocadinho o tema aqui: https://ritadanova.blogs.sapo.pt/tres-para-o-mes-setembro-91881

 

O blog desempenha algum papel na forma como organizas planos e ideias?

Carolina: Tratar do blog é uma tarefa diária, é como comer: não preciso de arranjar espaço na agenda para escrever, é algo que já é intrínseco à minha vida. É prioritário, faz parte do dia-a-dia. Portanto pode dizer-se que tudo o resto oscila à volta dele, adequo a minha vida também às minhas necessidades de escrita. Por isso influencia o meu planeamento diário. Sinto também que me ajudou, ao longo dos anos, a esquematizar ideias e a apresenta-las melhor aos outros. Ter uma ideia é fácil; fazer com que os outros a vejam da mesma forma que nós tem muito que se lhe diga e acho esse processo muito interessante. Quase todos os meus textos estão "mentalmente escritos" muito antes de os depositar no papel ou em qualquer meio virtual.

Isa: Não, até porque a vida ensinou-me que planos não se contam a ninguém, porque criam-se expectativas, mas depois as coisas afinal não acontecem, e fica aquela sensação de falhanço no ar, que só serve para gerar ansiedade desnecessária. Ideias, depende um bocado da natureza delas, se é algo que quero desenvolver, então "o segredo é a alma do negócio". Confio os meus planos e ideias àquela interface caótica do Keep, que é provavelmente a minha ferramenta favorita do Google. Pelo menos é a que uso mais no dia-a-dia.

O blog serve para registar o processo e as conclusões, seja para memória futura, ou algo mais.

Rita: Acho que os meus planos ajudam a organizar o blog e vice-versa. Não é uma relação muito linear, mas diria que os meus planos influenciam muito mais o que publico no blog do que o contrário. Uma coisa é certa: reservar dias específicos do blog para falar de determinados temas ajuda-me muito a manter o foco. Imaginando que eu vou a um restaurante hoje à noite, o mais normal é eu guardar espaço no blog para publicar algo depois de amanhã - assim sei que me “obrigo” a escrever e a não procrastinar. 

 

Podes partilhar connosco um plano/objetivo para realizar em setembro?

Carolina: Claro! Uma das minhas grandes prioridades em Setembro vai ser organizar a minha viagem para o Japão, que vai acontecer já em Outubro (!!!). Vou passar lá 10 dias, entre Tóquio, Kyoto e Osaka e quero ter um plano bem definido para aquilo que quero fazer, para não andar à deriva enquanto lá estiver. Sinto sempre que o planeamento de viagens, embora seja um processo moroso, é uma forma de "viajarmos antecipadamente", algo que gosto muito. E, claro, ajuda-me também a depois fazer os meus diários de bordo - das coisas que mais gosto de publicar no blog!

Isa: Ir de férias!!!

Rita: Vou lançar uma nova rubrica! O Dividimos a Conta já só tem mais a edição de Agosto e agora quero lançar uma relacionada com livros. 

Obrigado, Carolina, Isa e Rita!

Partilhem connosco como vai ser o vosso setembro usando a tag rentrée.

7 comentários

Comentar post