Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Como eu blogo: Fernando Caeiro

30.06.16 | Pedro Neves

Fomos conhecer um pouco melhor o Fernando Caeiro, autor do blog O Pai das crianças é muito infantil.

 

Se só pudesse destacar um post seu, qual seria?

Sem hesitar, seria o post sobre os contratos de associação.
Vem com um boneco que me deu imenso gozo fazer e que, apesar de apresentar uma visão que pode parecer simplista do problema, ilustra de forma humorística o que verdadeiramente penso sobre o assunto.
Eu gosto de me esmerar no Photoshop e aquilo ainda implicou algum tempo de pesquisa de imagens e de montagem.
Mas valeu bem a pena porque acabou por se tornar viral. Só num site que usou a imagem foram registadas mais de 30.000 partilhas, e encontrei-a em vários murais de amigos e desconhecidos, notáveis e anónimos, ou postada como comentário em inúmeras discussões sobre o tema – é giro ver uma coisa que fizemos ser disseminada.
Felizmente lembrei-me de colocar uma marca d’água para identificar o blog/autor.

 

Pode mostrar-nos, numa fotografia, o seu ambiente de trabalho?

Ambiente-de-trabalho.jpg

Se estavam à espera de um cenário cool como fazem as mamãs bloggers da moda, com tudo limpinho e organizado, e lombadas de livros sobre feng shui a fazer de conta que estão ali por acaso, esqueçam.
Em minha casa vivem 6 pessoas (e uma cadela) e eu tive que abdicar da divisão a que chamava escritório para permitir que a transformassem em sala de desarrumação e de  estudo.
Coloquei a minha computadeira na secretária de uma delas e até faz de porta-livros para a pilha de cadernos e dossiers que ali vivem.
Por baixo do ecrã está uma lancheira e à esquerda estão alguns despojos da última ida à Feira do Livro: um livro da colecção Uma Aventura e uma coisa que parece a lista telefónica mas que é o Don Quixote de La Mancha do Cervantes (o meu próximo objectivo).
Ali nada foi premeditado para a fotografia.
A única excepção foi uma mini que tirei dali para não fazer publicidade a marcas de cerveja; de resto, é a mesa tal como a encontrei.
Ah, a mini era minha - não se preocupem...

Um blog ou site que aprecie consultar todos os dias.

Se tem que ser mesmo só um, lamento mas vou ter que ser egoísta: é a minha página no facebook. As crianças são muito infantis. Tenho que lá ir todos os dias para gerir a página, responder a comentários, publicar conteúdos, etc.
Tem sido uma aventura bestial que já envolveu o convide da Bertrand para lançar um livro, convencer o Nuno Markl (que não conhecia) a escrever o prefácio, ir a entrevistas na rádio, TV e jornais, enfim... a minha vida mudou para melhor graças à página.
Um pormenor giro é que a miúda que fez as ilustrações originais, e é hoje uma das pessoas de quem mais gosto no mundo, é minha amiga virtual. Somos super amigos, fizemos um livro juntos, trocamos mensagens quase todos os dias, mas decidimos que por enquanto não nos vamos conhecer pessoalmente.
Não sei se é uma modernice do séc. XXI ou se é uma coisa retro como os pen-friends dos anos ’80, mas a verdade é que temos sido felizes assim.


Para passar o tempo, qual é a sua tag favorita?

Agora vou dar uma de info-excluído: eu nunca fiz uma pesquisa a partir de uma tag.
Mas a verdade é que também raramente tenho tempo para “passar o tempo”.
Eu já tenho 4 filhos, uma cadela, a página de facebook das crianças infantis e agora este blog – acho que sou o género de pessoa que gosta de arranjar lenha para se queimar...
Mas se tivesse tivesse que escolher assuntos para pesquisar, a minha grande pancada são os carros antigos em geral e os Ferraris em particular.
Há pouco só vos podia sugeri um blog/site e eu tive que vos mostrar o meu.
Mas vou religiosamente, todo o santo dia, a este site ver o que há de novo.
Se gostam de carros antigos (e de arte em geral, de relógios, de casas, de barcos, enfim, de coisas boas), isto é a Bíblia, o Corão, a Tora e o Talmude, tudo junto num local de culto on-line... https://www.classicdriver.com/en

Um post que está sempre a adiar para amanhã.

É o post sobre a vitória do Sporting no campeonato.

Mas não é bem adiar; é esperar com paciência, fé, esperança e alegria, que esse dia volte a chegar.

Nem seria tanto por mim, que já me senti campeão várias vezes e em várias modalidades, mas pelos meus 4 filhos.
Sei que um dia destes estaremos a celebrar e a rumar à estátua do leão no Marquês de Pombal para fazer a festa.
E quando esse dia chegar, vou fazer um post sobre isso. GRRRRR

 

Obrigado, Fernando!

7 comentários

Comentar post