Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Como eu blogo: Sarin

06.05.19 | Pedro

Fomos espreitar o ambiente de trabalho da Sara, também conhecida como a autora do blog Sarin - nem lixívia nem limonada.

Se só pudesse destacar um post seu, qual seria?

Desnorte. É uma escolha batoteira, porque ligado a vários postais que me são caros - mas evidencia o que me move enquanto autora, e é por isso que o indico. É, também, uma escolha que pode ser vista como indelicada, pois nele reclamo de um destaque – mas tenho desculpa, quando o comecei não sabia do destaque e quando o terminei sentia exactamente o mesmo que agora.

Pode mostrar-nos, numa fotografia, o seu ambiente de trabalho (físico ou virtual)?

sarin.jpg

Os meus postais nascem com uma qualquer circunstância que me faz pegar no teclado. Frequentemente o do telemóvel porque mais próximo.

Acho que todos temos uma varanda interior a partir da qual observamos os mundos e arejamos as palavras; eu sei que tenho, e por isso esta foto da minha varanda ilustra o meu ambiente de trabalho – que, na verdade, pode ser em qualquer local.

Nota: O telemóvel não aparece porque do lado de cá, a fotografar, e nenhum dos portáteis se apresentou por solidariedade com o computador de secretária. Já agora, o ferro de engomar fez greve.

Um blog ou site que aprecie consultar todos os dias.

Os muitos que tento visitar estão no meu Roteiro de Viagens. Raramente os consigo visitar a todos no mesmo dia, embora me desunhe para visitar alguns diariamente – não é o caso do Diário da República que, mesmo deixando-me as unhas intactas, é uma das Tochas e farolins que consulto nos dias úteis (alguns mais úteis que outros) - motivações profissionais, sim, mas não apenas. Desde 2001, ou por aí, que este sítio me tem permitido acompanhar a quantas quer andar o país, mas também me tem dado matéria-prima para vociferar e escrever. Ocasionalmente é fonte de emoção, entre o riso o choro e a incredulidade, e até de diversão, entre puzzles e suspense… Mas é, sempre, importante para desmistificar muitas questões.

Para passar o tempo, ao ler os posts de outros autores, qual é a sua tag favorita?

Não costumo usar tags, pois por serem criação e opção do autor tanto indexam postais remotamente relacionados como omitem postais cujos autores as não usam.

Acompanho os Destaques e os Últimos posts (como eu gostaria que fosse Posts das últimas 24 horas…), sendo atraída pelos títulos mas ficando presa na mensagem ou na escrita, por vezes em ambas. Se o enleio for recorrente, o blogue entra no Roteiro. Também sigo os cânticos que ligam os comentários aos blogues dos seus autores. Com o tempo, aprende-se a evitar sereias e escolhos e a navegação revela-se sem brumas.

Um post que está sempre a adiar para amanhã.

Escrevo sem lixívia nem limonada ao sabor de impulsos vários. Quando não posso desenvolver um postal, crio um rascunho como se mote fosse e ao qual espero voltar em poucas horas, as ideias nele fechadas como num pau de giz. O que acontece com mais frequência é voltar e apagar o pau de giz. Porque não pude escrever e o momento passou, porque o tema continua actual mas o enquadramento já não ou porque entretanto muito foi escrito e nada tenho a acrescentar ao que li e eventualmente comentei... Não, postais adiados não tenho, ainda que tenha rubricas negligenciadas: e se pretendo dedicar mais atenção a Livros na algibeira e a Filmes na bagagem, quero e vou reavivar o Pausa para a dança - dança-se pouco em Portugal, dança-se muito pouco nos blogues, preciso de mais dança no meu.

Já no Rasurando, deixei por escrever vários postais, e não sei quando navegarei as águas que, por ora, estão estagnadas. Embora vivas - não são por isso postais adiados, mas sim postais em incubação.

Obrigado, Sara!

31 comentários

Comentar post