Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Bárbara Barroso

07.12.15 | Pedro

asdicasdaba.jpg

Esta semana fomos conhecer um pouco melhor a Bá do blog As dicas da Bá.

 

Quem é a Ba que dá as dicas?

A Bá é uma mulher dos sete ofícios, como tantas outras. Sou jornalista, especialista em finanças pessoais, formadora, mulher, mãe de dois rapazes e aspirante a voltar a ser desportista com mais regularidade (diz que já fui atleta federada de hóquei em patins), mas quando o meu querido joelho me deixar.

Como jornalista, sente-se mais livre a publicar num blog?

Não diria que me sinto mais livre, mas que sou mais eu. No jornalismo sou completamente factual e há claramente um distanciamento em relação ao que escrevo. Simplesmente informo, não opino e procuro sempre avaliar todos os lados, além de enquadrar os temas.  Ainda assim acabo também por refletir esse meu lado no blog, embora haja claramente um tom diferente. No blog já deixo sair a minha personalidade. Facilmente o sentido de humor vem ao de cima. Gosto de me rir e fazer rir. Quem me conhece num registo mais sério fica espantado com a quantidade de graçolas que digo. Não sei se têm assim tanta graça, mas pelo menos eu divirto-me.

Quais são os temas que lhe dão mais gozo escrever para o blog?

Eu gosto de escrever sobre temas que sejam úteis às pessoas. E isto pode ser tanto alguma coisa relacionada com finanças pessoais – até pelo meu lado profissional – como um gadget espetacular que descobri, um novo restaurante, ou mesmo um teste comparativo sobre robôs de cozinha. Tudo sempre com um lado divertido. A parte boa de um blog é que podemos juntar a informação ao divertimento.

Um conselho que daria a outros jornalistas que estejam a pensar criar um blog?

Para pensarem primeiro quais os temas que querem abordar, criarem um identidade digital. Acredito que seja importante perceber sobre quais os temas que podemos encontrar num determinado blog. Depois é aproveitarem a liberdade para criarem. No fundo, um blog pode ser o nosso próprio jornal.

Um motivo de entusiasmo no horizonte?

Tenho alguns projetos a serem cozinhados mas que ainda não posso revelar. É uma questão de estarem atentos ao blog.

 

Obrigado, Bárbara.

10 comentários

Comentar post