Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Chef Rui Ribeiro

02.06.15 | Pedro

Chef Rui Ribeiro é o autor de um dos blogs mais doces do bairro, o faz e come, e respondeu a algumas perguntas nossas sobre o seu trabalho e blog.

 

Quem é o Rui Ribeiro?

Um jovem cozinheiro, com 31 anos, que gosta de partilhar aquilo que melhor sabe fazer.

Cozinhar e rir e fotografar são as minhas atividades preferidas. Lidero a cozinha do Restaurante Abrigo do Taboão em Paredes de Coura, dou formação e é entre os tachos que eu sou feliz.

 

O faz e come é um blog de doçaria. Porquê só bolos?

O Faz e come surgiu como resposta à necessidade de registar as receitas que crio e ponho em prática. Funciona, também, como “instrumento” de partilha das mesmas. Não é só um blog de doçaria mas confesso que, cada vez mais, esta necessidade de precisão no cálculo e dosagem dos ingredientes para que o resultado final seja perfeito, me desafia mais do que nas iguarias salgadas que preparo.

 

 

Fotografia do chef Rui Ribeiro, Pavlova de cerejas com marshmallows e chocolate branco.

 

Como surgiu o interesse pela culinária?

Desde pequeno, com 5 ou 6 anos que adorava ajudar a minha mãe a bater bolos e, posteriormente, como a maioria das crianças, a rapar o recipiente... Acho que fez sempre parte da minha vida, lembro-me de comer e desfrutar com as refeições preparadas pela minha avó materna, de quem julgo herdar esta paixão.

 

esta necessidade de precisão no cálculo e dosagem dos ingredientes para que o resultado final seja perfeito, me desafia mais do que nas iguarias salgadas

 

A fotografia é importante na forma como apresenta as suas receitas. É algo que aprendeu sozinho?

Sem dúvida que a imagem é muito importante no ramo da alimentação e mais no mundo das redes sociais.  E porque os olhos são os primeiros a comer, julgo que uma boa imagem retrata toda a emoção e dedicação que colocamos numa  receita. Desde pequeno que o mundo da fotografia me fascina. Sou daqueles que, devido à ansiedade para ver o resultado final, abriam as máquinas fotográficas para ver o rolo e, como conseguinte, estragava algumas fotos. Agora, alguns anos depois e sem rolos, fui aprendendo algumas técnicas e dicas, se bem que gostaria de receber formação nessa área para poder tirar fotos ainda mais bonitas e com cenários “de revista” .

 

Finalmente, quem come os bolos que vemos no blog depois de fotografados? :)

Depois de fotografados, a maior parte dos bolos não são devorados cá em casa. Sim, isso suscita, por vezes, algum reboliço... Colaboro com uma cafetaria/bar e a maior parte das minhas sobremesas são lá vendidas à fatia.

No entanto, tenho uns colegas de trabalho bem  gulosos que ficam felizes quando algum dos meus bolos vai parar, de manhã, à “salinha ao fundo à esquerda” :)

 

Obrigado Rui!

5 comentários

Comentar post