Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Duarte Baltazar

04.01.16 | Pedro

duarte.jpgO primeiro "meet" de 2016 é com Duarte Baltazar, jornalista e autor do blog A (des)propósito.

 

Porquê criar um blog?

«Porque não?» foi a pergunta, a decisão chegou tarde. Escrever, claro, mas sobre quê, se o blogue é para «dizer coisas ao mundo» e o mundo era o caminho de casa ao escritório? Percebi, então, que já tinha por onde começar: a cidade e as suas personagens. Eu estudava Cinema, mas, porque ainda queria o jornalismo, fui descobrindo bonecos interessantes deste lado do ecrã. Nasceu a primeira rubrica. O resto viria depois, a propósito ou nem por isso.

 

Como jornalista, que temas ou histórias te interessam mais?

Deixei de coleccionar personagens só para o blogue - agora faço informação regional para a televisão, sobretudo. A verdade é que a cidade, como o campo, também se esgota nas histórias. E o desafio está justamente aí: em descobrir que a alfarroba dá biocombustível, que se pode fazer surf numa prancha de piteira, que há uma rua que tem um pato de estimação, que cada vizinho é uma fonte. Ainda quero experimentar a grande reportagem e o internacional, mas, por enquanto, gosto de revisitar o Algarve e partilhá-lo até aos Açores. As pessoas querem saber umas das outras e isso é muito bom.

 

Se pudesses convidar uma figura pública para fazer uns posts no blog, quem seria?

Alguém que vai conseguindo, apesar do desgaste a que isso obriga, fazer o elogio das coisas banais. Como o Miguel Esteves Cardoso ou a Alexandra Lucas Coelho, por exemplo. Para as ferroadas que eu não sei dar, convidava o Ferreira Fernandes.

 

Um post teu de 2015 que se destaque na memória.

Juventude Portátil, sobre estudar, trabalhar e viver por conta própria. E sobre as saudades que tenho de Lisboa. Deixei lá uma série de personagens.

 

Um motivo para estar entusiasmado com 2016.

Há um ano disse que mudaria de país em 2016. Diz-se tanta coisa no dia 31. Ainda não é desta que vou fazer amigos pelo mundo, mas em Janeiro vou poder juntar a rádio à televisão. Também é bom viajar dentro de um estúdio.

 

Obrigado, Duarte!

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.