Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Entre Parêntesis

23.03.15 | Pedro

carolina.jpgEsta semana colocámos cinco perguntas à Carolina, uma "apaixonada pelas letras" que sonha vir a escrever livros. Para já, escreve no Entre Parêntesis.

 

Para quem não a conhece, pode apresentar-se?

Ora bem: Carolina, vinte anos, portuense de gema, portista de coração, amante de livros e extremamente caseirinha.
Quando era pequenina queria ser engenheira informática; quando cresci mais um bocadinho percebi, através dos blogs e dos livros, que a minha verdadeira paixão não eram os computadores nem os números mas sim as letras e a escrita. Hoje em dia vou a meio do curso de Ciências da Comunicação e o plano é, quando acabar, tirar algo relacionado com gestão e depois enveredar pelo ramo têxtil (onde cresci).
Isto para dizer que sou ambivalente: gosto de muita coisa e nunca me imaginaria a fazer uma só. Continuo a adorar computadores e a aprender a programar aos bocadinhos, da forma que posso; adoro livros e escrita; adoro moda e a parte que está por detrás dela. Para além disso, cozinhar é outra das minhas grandes paixões. E também adoro comer, claro está. Quero poder fazer de tudo um bocadinho e escrever é mesmo uma das minhas prioridades.

Do que fala o Entre Parêntesis? E de que maneira evoluiu o blog desde 2011?

O Entre Parêntesis fala da minha vida, daquilo que gosto e detesto, daquilo que acho sobre muitos assuntos, dos livros que leio e a comida que como. É a minha escapadela do dia-a-dia, uma espécie de diário aberto, mas escrito para os outros. Foi precisamente isso que mudou desde o início do blog até agora: antes escrevia para mim, numa espécie de terapia e desabafo; hoje escrevo porque gosto, mas a pensar se os outros também vão gostar de saber aquilo que tenho para dizer. Está mais "comercial", pelo lado positivo. Falo menos de coisas pessoais e muito íntimas, embora continue a escrever sobre dissabores que a vida me traz e outras peripécias. Agora tento alhear-me desta minha faceta negativa e escrever e pensar noutras coisas boas. Gosto particularmente de dar opiniões sobre tudo e mais alguma coisa: desde o assunto polémico do momento a uma roupa qualquer que tenha visto no site da Zara. Consigo ser soft mas também corrosiva, dependendo dos dias, mas dá-me sempre gozo escrever. E depois, claro, partilho experiências e "ouço" também as dos meus leitores.

Pode partilhar connosco o post mais comentado do Entre Parêntesis?

Posso, mas devo avisar que não é o mais interessante. O post com mais comentários que tive (66) foi um post com... uma música. Gerou-se uma discórdia entre três comentadores sobre a qualidade da música e dos artistas e choveram comentários numa publicação que, basicamente, foi só uma partilha de estado de espírito. Já agora, a música era a "Little Things", dos One Direction - grupo de quem não sou particularmente fã mas de quem gosto de um par de músicas.
Podia dizer que nos outros dois lugares do "pódio" estão dois posts mais interessantes... mas estaria a mentir. O segundo post mais comentado foi quando anunciei que já tinha os meus bilhetes para o último filme do Harry Potter (que comprei com antecedência, como mega fã que era - e sou). Mais uma vez, foi uma troca de comentários mais acesa sobre o filme.
Por fim, o bronze vai para um post em que pedia opiniões sobre cortes de cabelo curtos, numa altura em que ainda tinha o cabelo até meio das costas. Passado um par de dias cortei-o pelo queixo. Tantas opiniões deram resultado!

A Carolina diz e parece ser uma apaixonada por livros. Como escolhe os livros que lê?

Compro a maioria dos livros pela capa - se uma capa me atrair é meio caminho andado para ler o livro. Mas antes de o comprar costumo ir ler as críticas no Goodreads, para ver a opinião geral das pessoas - já deixei muitos livros na loja à conta disso.
Mas depois de comprados há muitos livros que não leio na hora. Ponho-os na estante do meu quarto, à espera que chegue a altura certa. A estante não é muito grande por isso tem de haver alguma rotatividade: se uns livros entram, outros têm de ir saindo (é claro que há certos livros que têm lugar cativo). Tenho a sorte de ter uns pais que sempre gostaram de ler, por isso também trago muitos livros da nossa biblioteca, mas o processo de "seleção" é o mesmo - passo os olhos pelas lombadas e se algo me despertar interesse, trago-o para o quarto.
Assim, de cada vez que termino um livro, sento-me dez minutos em frente à estante e vejo aquilo que está por ler. Abro os livros, leio a primeira página se for caso... e eventualmente escolho um. É uma espécie de ritual de que gosto muito e que me dá quase sempre o livro certo para cada altura.

Pode recomendar-nos um livro e outro blog no SAPO?

A única parte difícil desta pergunta é ser só um de cada!
Um livro: O sentido do fim, de Julian Barnes. É daqueles livros difíceis de descrever, mas absolutamente deliciosos de ler. A escrita é fabulosa, a história - para mim - encantadora. É um livro que vou reler nos próximos tempos.
Um blog: Words Can Change Your Life, por ser diferente da maioria dos blogs. Tem um toque de sarcasmo e ironia que adoro. É simplista e complexo ao mesmo tempo e é dos poucos blogs que tem a capacidade de me deixar a pensar seriamente sobre um assunto. Só peca por não postar com mais regularidade. Mas, como já uma vez escrevi, é óptimo para fugir da rotina!

 

Obrigado, Carolina!

9 comentários

Comentar post