Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Jorge Soares

02.03.15 | Pedro Neves

jorgesoares.jpg

Esta semana entrevistámos o Jorge Soares, que pergunta há oito anos seguidos O que é o jantar?.

 

O que o faz continuar a blogar ao fim deste tempo?

O Gosto pela escrita, com o tempo tornou-se quase um vício, gosto de partilhar as minhas ideias e de as discutir com o mundo. Através do blog conheci pessoas fantásticas, pessoas da blogosfera e até algumas que nem sequer têm blog mas que de uma ou outra forma se sentiram tocadas ou identificadas com as minhas palavras e decidiram enviar-me um mail.

Porquê "O que é o jantar?"?

Está explicado algures no blog... aqui, o nome foi posto quando eu não tinha uma ideia muito clara sobre a blogosfera e o que queria do blog..... agora não o mudaria por nada.

O feedback dos leitores é decisivo para manter esse ânimo? Que conselhos daria a quem hoje em dia cria um blog e se debate com a falta inicial de feedback dos leitores?

Sim, o feedback dos leitores é muito importante, assim como é muito importante ler e comentar outros blogs, eu ando numa fase em que não tenho muito tempo para ler e comentar outros blogs e nem sempre dou a atenção necessária aos comentários que me deixam...  isso nota-se não só no numero como na qualidade dos comentários que recebo.

A fase inicial de qualquer blog pode ser frustrante durante meses sentimos que estamos a falar para o boneco e isso pode ser desencorajador, nem todo o mundo consegue ter a perseverância suficiente para passar esta fase, a única maneira de a passar é ler e comentar outros blogs, é isso que traz leitores.

Um dos temas que o Jorge já abordou no blog, e que lhe toca perto, é a adoção. O que é importante saber sobre a adoção em Portugal?

Há muitas coisas importantes a saber sobre a adopção em Portugal, a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre a forma como as coisas funcionam, há uma série de mitos e meias verdades que se repetem até na comunicação social.

É por isso que escrevo tantas vezes sobre adopção, já passei por dois processos e acho que é muito importante que as pessoas vão para a adopção com os pés bem assentes no chão e preparadas para o que os espera, a adopção é algo muito importante na vida de quem adopta e de quem é adoptado, não pode nem deve ser visto como um acto de caridade nem como uma forma de ajudar as pobres criancinhas.

Os meus posts sobre adopção deram origem ao blog Nós Adoptamos, que tenho meio abandonado, mas que nunca morre.

Pedimos à anterior entrevistada uma pergunta para o nosso próximo entrevistado, no caso, o Jorge. Aqui fica: "Ainda te lembras da primeira publicação que fizeste no blog?"

Claro que lembro, até porque de vez em quando volto lá ... e acho que é a imagem perfeita do que seria o blog, uma receita que ainda hoje costumo fazer e um comentário sobre uma parvoíce do governo da China.....

 

Obrigado, Jorge!

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Neves

    05.03.15

    Bom dia,
    os blogs ficam totalmente inacessíveis quando são marcados como privados. Se está a referir-se a cópias de algumas páginas feitas por motores de busca (as páginas que são apresentadas como "cache"), isso é algo que não depende de nós controlar.
  • Sem imagem de perfil

    ..

    05.03.15

    Se calhar é isso, não sei como se fazem essas cópias, se são automáticas e se é mesmo procedimento geral para todos os blogs. Parece um pouco tonto, queremos o blog privado e depois, terem acesso a ele por outros meios, mas agradeço imenso a resposta. Desculpe-me, Pedro porque pode parecer que não me desagrada estar constantemente a intervir aqui, mas se houvesse outro lugar, onde pudesse perguntar e esclarecer dúvidas destas. Até "fornecer" ideias, que valerão pelo que valem, mas que é o caso desta que vou expor e é somente uma ideia, mas que talvez não só a mim, como a vários bloggers desse jeito. Por exemplo: Como há aquele botão que nos permite seleccionar os posts todos, e apagá-los de uma só vez, se nesse mesmo botão, se pudesse incluir um atalho para privatizar os posts, todos, do mesmo modo seria...ESPECTACULAR! Assim talvez já não aparecessem nos motores de busca, mas isto sou eu que sou ignorante neste assunto! Talvez em mais, em relação, mas parecia-me uma coisa a experimentar, a ser possível, também, porque de certeza haverá mais quem quisesse utilizar. No caso de blogs com poucos posts faz-se bem a privatização, com um, com anos e anos, é tarefa impossível. Obrigado e continuação de boa tarde.
  • Imagem de perfil

    Pedro Neves

    06.03.15

    O Google, por exemplo, guarda uma cópia de quase todas as páginas na internet quando estas estão públicas. Se privatizar o seu blog, o Google demora algum tempo a perceber a alteração e a expurgar essa cópia. Ou seja, os blogs e posts privados continuam sempre inacessíveis, só não nos é possível controlar a cópia que possa existir em motores de busca.
  • Sem imagem de perfil

    ..

    06.03.15

    Desconhecia que o Google procedesse assim! O que se torna um incómodo, mas será aceitável e compreensível se tiver utilidade para recuperar conteúdo válido perdido. Obrigado, Pedro pela sua explicação, fazia-me um pouco de confusão o blog continuar a estar acessível e "visitável." Um bom fim de semana.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.