Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Meet the blogger: Margarida Barbosa

11.01.16 | Pedro

margarida.jpg

Colocámos cinco perguntas à Margarida Barbosa, Lisboeta Ribatejana.

 

Quem é a Margarida?

A Margarida é a terceira filha de um nortenho com uma ribatejana que casaram ao fim de 11 meses apenas de namoro, mas que passados mais de 40 anos ainda se dão bem e se aturam com toda a paciência necessária e possível. Lisboeta de nascença e criada nos subúrbios, cresceu numa família feliz, com uma inclinação especial para a música e artes, mas com um cunho muito marcado na discussão e defesa das ideias, argumentos e sonhos. Adora pessoas pois acredita que na sua observação compreendemos e antevemos muitos dos comportamentos mais insólitos da Humanidade.

Foi a essa observação que dedicou uma parte substancial da sua carreira. E foi a sua carreira, a liberdade que lhe foi dada para escolher o seu próprio caminho e a vontade de viver mais e com melhor qualidade que a fizeram tomar a decisão de deixar a cidade pelo campo.

Porque decidiu criar um blog?

O campo sempre fez parte das minhas melhores e mais preciosas recordações, momentos que moldaram quem sou hoje e como olho o mundo, contudo foi a viver no campo que percebi que as experiências vividas no dia-a-dia e algumas delas insólitas eram um manancial fantástico para um blog, ora não fosse a escrita a minha ferramenta predilecta para exteriorizar a observação dos comportamentos humanos.

Foi assim que nasceu o Lisboeta Ribatejana porque no Ribatejo tudo é diferente e especial!

No seu blog, partilha um pouco do seu dia-a-dia no Ribatejo, na perspetiva de uma citadina. Do que sente falta da cidade?

De nada. Quando tomei a decisão estava no auge da minha carreira e para muitos dos meus amigos ao fim de 6 meses estaria de regresso. Já lá vão quase 4 anos e tenho a certeza que tomei a decisão certa.
Em Lisboa vivemos com a ilusão de que temos acesso a tudo de forma rápida, mas na realidade não usufruímos nem de metade. No campo, pelo contrário não existe muito, mas as pessoas têm tempo para desfrutar do pouco que há.
É essa disponibilidade que faz com criemos hábitos de família, rotinas com amigos e muito em especial pequenos costumes que nos enchem a alma!
Se isto não é viver, estar em Lisboa não seria certamente.

Um post que tenha particularmente gostado de escrever em 2015?

Destacaria dois por razões diferentes. O "Sempre a somar!" por retratar as diferenças iniciais que sentimos quando nos mudamos para o campo. É como uma espécie de processo de desintoxicação.

E noutra perspectiva o "Quando o telefone! Ou se torna em memória colectiva..." por representar o amor que uniu gerações da minha família ribatejana e sobretudo pelas viagens de memórias deliciosas que consigo fazer através dele.

Pode recomendar-nos outro blog no SAPO que acompanhe?

Recomendaria (modéstia à parte) o meu outro blog, o Contos de Adormecer. Este é um projecto muito antigo, mas que nunca arranjei nem a coragem nem o tempo para desenvolvê-lo como desejava. A ideia de criar um ponto de confluência de contos, histórias e historietas foi sempre algo que quis criar por ter uma filha que adorava ouvir histórias. A mudança de vida, a abertura para novas realidades e uma perspectiva diferente sobre os meus objectivos de vida criaram as condições para retomar este projecto. O Contos de Adormecer pretende, por isso, ser um ponto de publicação de contos infantis da minha autoria e num futuro próximo de novos escritores.  À volta do blog estão a crescer outras ideias que não poderei partilhar para já, mas sugiro que os leitores do Sapo Blogs o sigam também, especialmente os que têm filhos pequenos.

 

Obrigado, Margarida.

7 comentários

Comentar post