Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Equipa

O blog da equipa do SAPO Blogs. Um espaço para falar de blogs, esclarecer dúvidas e partilhar boas ideias.

Perguntas e respostas sobre os destaques

29.07.19 | Pedro

A equipa do SAPO Blogs faz destaques, de uma ou outra forma, desde o início da plataforma. Já aqui falámos e explicámos como fazemos os destaques, mas por ser um tema importante para a comunidade, é natural que suscite dúvidas a quem acaba de chegar ou mesmo a quem já tem blog há mais tempo e, infelizmente, não vê o seu blog ser destacado. Como o nosso último post sobre o assunto data de 2013, achámos que valia a pena voltar a abordá-lo aqui.

Enquanto existirem destaques editoriais, vão surgir dúvidas e interrogações sobre como os fazemos, e cá estaremos para esclarecer essas dúvidas e responder às vossas questões.

1) O que são e quem faz os destaques?

A equipa do SAPO Blogs faz os seguintes tipos de destaque:

- os destaques diários, 365 dias por ano, que encontram na homepage do SAPO Blogs;
- as entrevistas no nosso blog de equipa (a rubrica Como eu blogo é um exemplo);

O que os destaques não são, nem deveriam ser:
- uma competição;
- um medidor da qualidade de todos os posts que não podemos ou conseguimos destacar;
- os favoritos da equipa, até porque destacamos opiniões diferentes das nossas e temas que nem sempre nos dizem muito (basta dizer, a título de exemplo, que há quem deste lado nunca tenha visto o Game of Thrones ).

Em suma, os destaques são uma amostra pequena do que pode ser encontrado no SAPO Blogs. Servem de ponto de partida para quem quer descobrir e interagir com a comunidade.

Importa ainda assinalar que a principal missão da equipa passa por manter e desenvolver a plataforma, de modo a melhorar a experiência de todos os que por aqui passam (e temos novidades nessa frente já em agosto ).

2) Como fazem os destaques?

Entramos em detalhe sobre isso neste post, que continua a ser a nossa referência para quem quer saber os critérios usados nos destaques.

A esse post vale a pena acrescentar os três valores que orientam a nossa procura por posts a sugerir: criatividade (escrita, fotografada, etc), vulnerabilidade (e o valor que existe em quem assume e partilha connosco as suas limitações e a sua vontade de fazer melhor) e ponderação (podemos discordar e mesmo assim argumentar com base em factos e respeito mútuo).

3) É verdade que são sempre os mesmos destacados?

Não é verdade. Não devemos ter medo de defender o nosso trabalho, sobretudo quando é feito com o objetivo de dar a conhecer e motivar quem faz parte desta comunidade.

O arquivo dos destaques (mais de 20 mil até hoje) fala por nós e pode ser consultado aqui.

4) Os destaques da equipa são a única forma de um autor divulgar o seu blog à comunidade?

A equipa criou, ao longo dos anos, vários espaços que permitem a quem tem blog no SAPO fazer chegar os seus conteúdos a mais pessoas. Eis alguns desses espaços:

  • em 2013, inspirados pelo Twitter, inaugurámos as sextas-feiras Follow Friday, em que convidamos qualquer autor a recomendar outro blog no SAPO e a ver, em troca, o seu post em destaque;
  • em 2014, com o lançamento da área de Leituras, criámos o componente Autores sugeridos, com sugestões automáticas de autores a seguir;
  • em 2015, criámos os separadores dedicados à Opinião, Humor, etc, na barra laranja de navegação do SAPO Blogs;
  • ainda em 2015, passámos a servir os Blogs quentes, que publica, de segunda a sexta, uma lista automática com os posts mais comentados no dia anterior;

5) Os destaques podem ser patrocinados ou combinados?

Não e se vier a existir uma situação de patrocínio, o destaque será assinalado como tal (ou seja, como publicidade). Também não existe qualquer compromisso por parte do SAPO Blogs de destacar conteúdos de blogs que tenham parceria com o SAPO (ou seja, com publicidade explorada pelo SAPO).

6) Têm favoritos? E deixam de destacar quem vos critica?

Somos pessoas deste lado e, como qualquer outra pessoa que leia blogs, seguimos mais de perto alguns blogs e temas do que outros. Isso não nos impede de identificar outros conteúdos que achamos que são relevantes para a comunidade. O favoritismo (definido no dicionário como "sistema em que o favor predomina sobre a equidade") não faz parte da nossa maneira de trabalhar.

E não, não deixamos de destacar quem nos critica. O arquivo dos destaques na homepage do SAPO Blogs e dos Blogs Quentes mostra isso mesmo.

7) Porque acham que os destaques suscitam tantos reparos?

Porque são importantes para a comunidade. No dia em que os destaques forem aleatórios ou gerados por inteligência artificial (olá, Skynet ) os destaques não terão tanto valor para quem vê um conteúdo ser destacado por outra pessoa.

É inevitável que uma área de destaques crie expetativas e sentimos o peso dessa responsabilidade. Por outro lado, não conseguimos destacar tudo e todos ao mesmo tempo.

8) Se não podem destacar todos, para que servem os destaques?

É uma pergunta válida, para a qual não temos uma resposta ideal. Queremos acreditar que existe valor em dar a conhecer esta pequeníssima amostra de conteúdos publicados na plataforma, mesmo que isso represente apenas uma ponta do icebergue do que é publicado no SAPO Blogs.

9) Vai ficar tudo na mesma?

Estamos sempre à procura de novas formas de destacar mais autores e temas. Temos algumas coisas novas que queremos muito partilhar convosco e que esperamos ter prontas para a rentrée de setembro, mas já podemos falar aqui de uma alteração que resulta do feedback da comunidade. Contamos abrir, em breve, os separadores temáticos na barra de navegação laranja da homepage do SAPO Blogs a todos os posts que usem a respetiva tag. É mais uma forma que os autores vão ter de dar visibilidade aos seus posts, sem passar pelo crivo da equipa.

O que não muda é o nosso compromisso com a comunidade de destacar a maior diversidade possível de temas e autores.

10) Como ajudar a equipa?

Com sugestões, nos comentários neste blog, de posts de outros autores que pensem que vale a pena destacar e com feedback que leve em conta as nossas limitações.

Na semana passada, destacámos um texto por uma autora que referia a importância de partilhar a bondade através das palavras. Afinal, num espaço virtual como o SAPO Blogs, é pelas palavras que nos encontramos. Podemos partilhar o nosso desalento, e até discordância, sem questionarmos as intenções e a boa-vontade uns dos outros. É esse tipo de diálogo construtivo, baseado na compreensão mútua, que esperamos encorajar com este post.

79 comentários

Comentar post

Pág. 1/4